Manaus, 21/05/2022

Amazonas

Professores da rede estadual estão na etapa nacional da seleção de intercâmbio nos EUA

Professores da rede estadual estão na etapa nacional da seleção de intercâmbio nos EUA
02/04/2022 15h30

Quatro professores da rede estadual foram selecionados para a etapa nacional na seleção do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa (Fulbright Distinguished Awards inTeaching Program for International Teachers – DAI) edição 2022. A iniciativa busca dar oportunidade para participar de um curso de aperfeiçoamento de seis meses nos Estados Unidos.

Com apoio da Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe), os professores foram classificados na primeira fase na etapa estadual e seguiram para as demais etapas, com o envio de um vídeo e em seguida a aplicação do teste de proficiência (TOEFL Ibt), que avalia todas as quatro habilidades acadêmicas em inglês: leitura, fala, escrita e audição.

A professora Sílvia Gabriella Carvalho, da Escola Estadual (EE) Ruy Alencar, zona norte de Manaus, é uma das selecionadas para representar a rede estadual na seleção para o intercâmbio. Ela comenta como o processo está sendo intenso, mas que está dando tudo de si para conseguir realizar essa oportunidade.

“Não é uma seleção simples, então agradeço todo o apoio que estou recebendo da coordenadoria e da escola. Eu estou estudando e dando meu máximo para ter esse diferencial, participar dessa experiência”, diz Silvia.

A professora Lídia Cristina Sousa de Sena, da Escola Estadual Sant’ana, zona sul de Manaus, também diz como está muito feliz com a aprovação e que seguirá no processo.


FOTO: Arquivo Pessoal

“Estou tendo todo o suporte necessário para participar do programa, então isso é muito gratificante, além de todo o material disponibilizado para que eu possa estudar e me aperfeiçoar para poder passar nas etapas e ir no intercâmbio”, reitera Lídia.

O programa tem duração de um semestre acadêmico em uma universidade americana. E inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança e também no uso de tecnologias em educação.

O intercâmbio é voltado para professores de Língua Inglesa, que atuam no Ensino Médio e que tenham no mínimo cinco anos de docência, entre outros requisitos.

Selecionados – Os candidatos foram entrevistados e após a avaliação foram selecionados quatro professores da rede estadual de ensino, sendo três da capital e um do interior.

Em Manaus, foram os professores Lidia Cristina Sousa de Sena, da Escola Estadual Sant’ana, zona sul; Sílvia Gabriella dos Santos Carvalho, da EE Ruy Alencar, zona norte; e Thiago dos Santos Sampaio, da EE Dr. Isaac Sverner, zona leste da capital.

Do interior foi aprovado o professor Tarcísio Moura De Sousa, do Colégio Batista de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus).

Etapa nacional – Agora, os quatro professores selecionados participam da etapa nacional, onde a Comissão Fulbright e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) vai revisar os requisitos em que foram aprovados na primeira etapa e entrevistá-los com um teste de proficiência (TOEFL Ibt). Caso selecionados seguem para etapa internacional.

O Programa é uma iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos e executado em parceria com a Fulbright e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), com duração de um semestre acadêmico nos EUA.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.