Manaus, 26/04/2024

Amazonas

Programa +RespirAR reabilita mais 30 pacientes por meio de fisioterapia e atividade física

<strong>Programa +RespirAR reabilita mais 30 pacientes por meio de fisioterapia e atividade física</strong>
17/04/2023 16h20

O +RespirAR, programa do Governo do Amazonas, recuperou e concedeu alta para mais 30 pacientes, na sexta-feira (14/04), no Centro de Convivência Estadual do Idoso (Ceci) Aparecida, núcleo localizado na zona sul de Manaus. Coordenado pela Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), o +RespirAR oferece à população serviços gratuitos de fisioterapia e atividades físicas.

O evento de encerramento das atividades desses 30 pacientes foi marcado com a entrega de certificados, durante um momento de descontração entre pacientes e profissionais.

Recuperada da Covid-19, por duas vezes, Antônia Rodrigues, de 58 anos, relatou que ao chegar no +RespirAR tinha dificuldades para andar, além de muito cansaço. “Com o trabalho de fisioterapia dentro da piscina e atividade física, fui me libertando, hoje estou muito bem. Agradeço ao governador Wilson Lima por ter criado esse programa”, comentou.

“É com muita alegria que hoje pudemos dar alta a estes 30 pacientes, reabilitados por meio do acompanhamento de fisioterapia e educação física. Sabendo que muitos deles chegaram com limitações e agora estão aptos para realizar, inclusive, suas tarefas diárias, além de terem mais qualidade de vida”, destacou Cezar Afonso, coordenador de educação física do Programa +RespirAR.

Nilo Ribeiro, 79, chegou ao +RespirAR com dificuldades para levantar o braço, a ponto de não conseguir fazer atividades simples, como pentear os cabelos ou escovar os dentes. “Fiz todas as atividades que os profissionais orientavam, hoje estou muito feliz e recuperado, agora penteio os cabelos e até levanto 10k. Agradeço a toda equipe e ao governador pela criação desse Programa”, declarou Sr. Nilo, paciente de alta do programa no Ceci Aparecida.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.