Manaus, 04/05/2024

Amazonas

PROJETO PREPARA PRESOS DE ITACOATIARA PARA PROVAS DO ENEM

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
09/11/2019 08h48

Vinte reeducandos da Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI) vão participar neste domingo da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Eles se preparam por meio do Projeto Bambu, desenvolvido pela Umanizzare Gestão Prisional, empresa que faz a cogestão de cinco presídios da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).

Os reeducandos tiveram aulas ministradas de acordo com um calendário anual elaborado para proporcionar as condições adequadas de preparação das provas em um ambiente adequado. Os alunos também participam do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), realizado em outubro último. A professora Gracimar de Souza é uma das envolvidas no projeto e ministrou aulas de segunda a quinta-feira, de manhã e a tarde, com a ajuda do reeducando Rondinele Abreu Cavalcante, que é professor. Ela diz que procura sempre estimular, por meio do estudo, uma mudança comportamental que proporcione o crescimento do reeducando.

Para a assistente social da Umanizzare, Ana Maria Bezerra, que trabalha no projeto, “as aulas são importantes para que os custodiados possam voltar a estudar, uma vez que perderam a oportunidade quando estavam em liberdade”. Segundo Bezzera, o Projeto Bambu tem despertado o interesse dos reeducandos para participarem dos exames nacionais.

Provas

Os responsáveis pedagógicos também encaminham os candidatos ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e demais sistemas relacionados à educação superior. A depender da nota da prova, os internos podem solicitar certificação do Ensino Médio e também concorrer a vagas pelo Universidade Para Todos (Prouni).

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.