]

Manaus, 02/12/2021

Política

Projeto que cria Festival de Arte Gospel avança na Câmara Municipal Manaus

Projeto que cria Festival de Arte Gospel avança na Câmara Municipal Manaus
25/11/2021 13h51

O projeto de lei 131/21 que institui o Festival Gospel de Arte de Manaus – FEGAM para inclusão no calendário oficial da capital amazonense segue avançando na Câmara Municipal de Manaus. O parecer favorável da 3ª Comissão de Finanças, Economia e Orçamento (CFE) foi aprovado pelo Plenário da CMM nesta quarta-feira e agora vai para a 9ª Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico – COMCPH. A proposta é do vereador Raiff Matos (DC).

O festival vai incluir as modalidades artísticas de música, dança, artes plásticas e literatura. Diversas cidades no país já possuem programações culturais direcionadas para o segmento. Mas a maioria investe apenas no segmento musical e a capital amazonense poderá inovar ampliando o foco para outras atividades culturais. Essa inovação, segundo o vereador, deve impactar positivamente até mesmo no turismo da cidade.

“Esse festival vai valorizar as manifestações artísticas cristãs que não encontram um espaço adequado para conquistar o grande público”, justificou o vereador. Raiff enfatiza que a ideia é realizar o evento sem gerar despesa para a Prefeitura de Manaus, direcionando recursos do Fundo Municipal de Cultura e, caso necessário, estabelecendo parcerias com empresas privadas.

Pelo projeto, a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) ficará com a responsabilidade de selecionar os participantes do festival através de concurso, além de elaborar o projeto básico de execução do evento, elencando todos os pré-requisitos para a participação, bem como a forma pela qual se dará a premiação dos inscritos. A ideia é que o festival seja realizado na Praça D. Pedro II, localizada no centro de Manaus.

“Não há como excluir o público evangélico das políticas públicas na área cultural. Além de estimular a criação artística e o desenvolvimento desse segmento cultural, o festival também vai permitir uma maior socialização e união das famílias cristãs do município”, defendeu o vereador Raiff Matos.

A música gospel já é reconhecida no país como manifestação cultural. Mas infelizmente, ainda permanece sem a devida valorização como arte. As estatísticas mostram que o número de evangélicos vem crescendo em progressão geométrica em todo o país e Manaus não está fora dessa realidade. A estimativas apontam que atualmente mais de 30% da população brasileira se diz evangélica. Segundo o último Censo, de 2010, 22,2% dos brasileiros se disseram evangélicos, o que corresponde a 42,3 milhões de pessoas. Uma evolução de mais de 60% em relação ao Censo de 2000, quando eram 15,4%. Em 1991, o percentual de evangélicos era de 9% e, em 1980, de 6,6%.

“Além da valorização daqueles que se dedicam à arte gospel em Manaus, o festival visa alcançar um público familiar que atualmente sente falta de eventos direcionados para si. Por tudo isso, considero a iniciativa importante para a nossa cidade de Manaus”, acrescentou o vereador.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.