Manaus, 05/05/2024

Política

PROJETO QUE CRIA POLÍCIA PENAL ESTADUAL É APRESENTADO À MESA DIRETORA DA ALEAM

Foto: Alberto Neto/ALEAM
Foto: Alberto Neto/ALEAM
07/02/2020 13h21

Acompanhando a Emenda Constitucional de criação das polícias penais federal, estaduais e distrital que altera a Constituição Federal, o deputado estadual Cabo Maciel (PL) apresentou, na manhã de ontem (6), uma Proposta de Emenda à Constituição do Estado do Amazonas (PEC) para incluir a figura da polícia penal na redação do artigo 114 da Constituição Estadual.

De acordo com a Emenda aprovada na Câmara Federal em dezembro passado, a Polícia Penal será responsável pela segurança do sistema prisional federal, estadual e do Distrito Federal. Para Maciel, a aprovação da PEC proposta por ele, visa à melhoria da estrutura do Sistema Prisional do Amazonas e acompanha as adequações feitas em outros Estados, como Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Distrito Federal, Tocantins, Roraima, Rio de Janeiro, Goiás, São Paulo e Santa Catarina.

Além da PEC, a Mesa Diretora da Assembleia recebeu seis Projetos de Lei, sendo um do presidente da Casa, Josué Neto, que institui o Dia Estadual da Soberania Nacional sobre a Floresta e Região Amazônica a ser comemorado no dia 5 de setembro, incluindo a data no calendário comemorativo de atividades escolares de educação moral e cívica, outro do deputado Adjuto Afonso (PDT), além de mais um do deputado Sinésio Campos (PT) e três do Dr. Gomes (PSC).

Foram deferidos pela Mesa, 85 requerimentos, sendo oito do deputado João Luiz (PRB), oito de Fausto Junior (PV), oito de Therezinha Ruiz (PSDB), cinco de Alessandra Campêlo (MDB), dois de Álvaro Campelo (Progressistas), cinco de Carlinhos Bessa (PV), quatro de Joana Darc (PL), 34 de Dra. Mayara (PP) e 11 de Adjuto Afonso (PDT).

 

*Com informações da Aleam

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.