Manaus, 03/05/2024

Amazonas

PROJETO REEDUCAR ENCERRA ATIVIDADES DO CURSO DE DECORAÇÃO COM BALÕES

Foto: Arquivo TJAM
Foto: Arquivo TJAM
09/11/2019 12h00

Encerrou nesta sexta-feira (8) o curso de decoração com balões oferecido pelo “Projeto Reeducar”, em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), e contou com a participação de reeducandos e seus familiares. O curso teve duração de dois meses e fez parte das ações do projeto voltadas para a reinserção social de pessoas que respondem a processo na Justiça e estão em situação de liberdade provisória.

Coordenado pela titular da 11.ª Vara Criminal, juíza Eulinete Tribuzy, o “Reeducar” tem entre suas estratégias a capacitação profissional dos reeducandos, com o objetivo de ajudá-los a ingressar ou retornar ao mercado de trabalho, reduzindo as chances de reincidência em delitos. “Esse curso tem uma importância muito grande porque os reeducandos precisam de oportunidade e o projeto procura oferecer essas oportunidades. Ficamos contentes em ver a resposta de pessoas interessadas em sair da linha da marginalidade aqui, sendo considerados cidadãos do bem, tomando um novo rumo na vida. Ficamos muitos felizes porque temos uma resposta positiva, o índice de reincidência criminal para esses que fazem parte do ‘Reeducar’ é mínimo, 3% de 14 mil já atendidos, e a sociedade precisa saber disso, temos que oferecer oportunidade para quem tem algum problema com a Justiça”, concluiu a magistrada.

Para J. Souza, 16 anos, que participou do curso, a capacitação foi uma oportunidade de se qualificar e de socializar. “Foi extremamente importante, porque eu não tenho outra ocupação a não ser a escola e aqui eu aprendi a me esforçar e ter desempenho, além de poder ter uma renda através do que estamos aprendendo. Aprendi também a socializar com muitas pessoas e gostei muito.”, afirmou a reeducanda.

A instrutora do Cetam, Fernanda Barbosa, fala da importância da qualificação para vida dos reeducandos no período em que o curso foi oferecido. “Esse curso ajudou para que os reeducandos possam ter uma renda extra ou até principal de forma rápida, além de ser muito importante nesse processo de readaptação tanto no trabalho como socialmente. Percebemos que ao longo do curso a busca por novas oportunidades e o empenho estiveram presentes nas nossas aulas”, disse a instrutora.

 

*Com informações do TJAM

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.