Manaus, 04/05/2024

Amazonas

PROSAIMAUÉS ENCERRA ‘NOVEMBRO AZUL’ COM PALESTRA DE CONSCIENTIZAÇÃO EM CANTEIRO DE OBRAS

ProsaiMaués encerra ‘Novembro Azul’ com palestra de conscientização em canteiro de obras FOTO: TIAGO CORRÊA/SRMM - UGPE
ProsaiMaués encerra ‘Novembro Azul’ com palestra de conscientização em canteiro de obras FOTO: TIAGO CORRÊA/SRMM - UGPE
30/11/2018 11h45

Na manhã desta sexta-feira (30/11), a equipe do Trabalho Técnico Social (TSS) do Programa de Saneamento Integrado de Maués (ProsaiMaués) encerrou o movimento do ‘Novembro Azul’ com uma palestra de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, no canteiro de obras. O coordenador da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Claudemir Andrade, abriu o evento, que contou com a participação de mais de 150 trabalhadores e a presença de dois enfermeiros de uma Unidade Básica de Saúde da Terra do Guaraná.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens e 28,6% morrem ao desenvolverem neoplasias malignas. No Brasil, este ano, 31,7% da população masculina foi diagnosticada com doença. Durante o Novembro, movimento criado em 2003, o Inca e o Ministério da Saúde aproveitam para divulgar ações de conscientização incentivando o homem a cuidar mais da saúde.

No canteiro de obras do ProsaiMaués, Claudemir Andrade reforçou a importância da realização do exame de próstata e também aproveitou para agradecer aos trabalhadores sobre o empenho nas obras do programa. “A nossa saúde tem que ser sempre prioridade, por isso, hoje decidimos falar com vocês sobre a importância da realização do exame de próstata, principalmente para homens com mais de 40 anos. Agradeço a participação de todos e peço que se cuidem, que façam o exame e busquem informações sobre a prevenção do câncer de próstata. Não esqueçam da saúde de vocês”, comentou o coordenador da UGPE, que encerrou a fala afirmando que o ProsaiMaués só irá parar quando a obra estiver 100% concluído.

“Hoje o Prosai está avançando, estamos com quase 50% da obra concluída e daqui a mais três quatro meses será o momento de cortar a fita e entregar tudo pronto para a população de Maués. A luta foi muito grande e quero agradecer muito ao empenho de vocês, que fazem parte da história do ProsaiMaués”, completou o coordenador da UGPE.

Os enfermeiros Ramiro Ferreira e Almir Sampaio, da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Santa Luzia, afirmaram que esta foi a primeira vez que eles palestraram  em um evento que reuniu mais de 150 homens em Maués. “Agradeço ao Prosai por essa iniciativa, sem dúvida é a primeira vez que conseguimos reunir um grande número de homens em um único evento para abordar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Geralmente, em eventos realizados em Maués, palestramos para mulheres para que elas possam alertar os esposos, filhos, pais e avós”, comentou Ramiro Ferreira.

Almir Sampaio alertou que o câncer de próstata é o que mais mata homens em todo o mundo, mas se for diagnosticado cedo as chances de cura são de até 95%. “A nossa maior barreira é o temido toque retal, que nos ajuda a diagnosticar o câncer de próstata ainda no início e a evitar que o mesmo se desenvolva, aumentando em mais de 95% as chances de cura. Por isso  pedimos que todos os homens com mais de 45 anos procurem uma unidade de saúde para realizar o exame, porque o câncer de próstata é uma doença silenciosa e se descoberta tardiamente pode ser mais difícil de reverter o quadro”, pontuou.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.