Manaus, 05/05/2024

Brasil

PSICÓLOGOS TERÃO PAPEL FUNDAMENTAL NO CHAMADO ‘NOVO NORMAL’

Divulgação/Assessoria
Divulgação/Assessoria
07/07/2020 11h29

A pandemia de coronavírus mostrou a todos a importância das equipes multidisciplinares atuando na área da saúde. Entre os profissionais mais demandados estão os médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos, que tiveram papel fundamental nesse período. Algumas áreas, inclusive, deverão continuar em destaque, mesmo após a crise mais aguda enfrentada em decorrência da pandemia. É o caso dos profissionais de Psicologia, que serão essenciais no apoio para que as pessoas enfrentem as mudanças que ocorrerão na sociedade.

A coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Santa Teresa, Cristiana Brandão, ressalta que, durante a pandemia, os profissionais da área atuaram em situações de agravamento ou surgimento de depressão, desenvolvimento de fobias, ansiedades e, principalmente, no apoio ao luto. Ela destaca que os impactos causados pela pandemia na população serão sentidos por muito tempo, exigindo, portanto, profissionais de psicologia preparados para atender as necessidades da população. “O retorno à vida pós pandemia, o chamado “novo normal”, já tem como indicador um novo comportamento e todos deveremos ter que nos adaptar a ele. Toda mudança traz em si um certo desconforto, um estranhamento e, mais uma vez, o psicólogo será demandado para ajudar as pessoas a fazerem esse novo percurso”, disse.

Segundo a coordenadora, o psicólogo também será essencial na prevenção da saúde mental, ajudando o indivíduo a aprender a ter controle sobre suas emoções. “Há alguns anos os especialistas já alertam sobre a alta incidência das doenças psicológicas na sociedade. O que se percebeu durante a pandemia foi uma tendência de aumento no número de casos. O isolamento social e as incertezas sobre o futuro alteraram profundamente a maneira como as pessoas percebem sua vida”, frisou.

Ela acredita que há um longo caminho a percorrer e que debater sobre saúde mental, desmistificando as doenças psicológicas, a psicofobia, será fundamental para a construção de uma vida mais plena. “Nesse contexto, o psicólogo terá sua atuação ainda mais validada”, reforçou.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.