Manaus, 24/09/2022

Mundo

Putin alerta Macron sobre risco de ‘catástrofe’ em usina nuclear na Ucrânia

Putin alerta Macron sobre risco de ‘catástrofe’ em usina nuclear na Ucrânia
19/08/2022 10h30

O presidente russo, Vladimir Putin, alertou seu colega francês Emmanuel Macron que o bombardeio da usina nuclear de Zaporizhzhia, controlada pela Rússia, no sul da Ucrânia, que ele atribuiu a Kyiv, pode resultar em um desastre em grande escala.

Moscou e Kyiv se acusam mutuamente de bombardear a maior usina nuclear da Europa, que foi capturada pela Rússia em março, mas ainda é administrada por técnicos ucranianos. Apenas dois dos seis reatores da instalação estão funcionando. 

“Vladimir Putin, em particular, enfatizou que o bombardeio sistemático do território da usina nuclear de Zaporizhzhia pelos militares ucranianos criou o perigo de uma catástrofe em grande escala que poderia levar à contaminação por radiação de vastos territórios”, disse o Kremlin em um comunicado. leitura da chamada, que disse ter sido iniciada por Macron.

A Ucrânia e a Rússia se acusaram mutuamente de planejar provocações na fábrica. Kyiv disse que as forças russas planejavam desconectar a instalação da rede elétrica ucraniana e ligá-la à russa.

O Kremlin disse que Putin e Macron enfatizaram a importância de enviar uma delegação da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) à usina o mais rápido possível.

Putin confirmou a disposição da Rússia de fornecer aos inspetores da AIEA a assistência necessária, segundo o Kremlin.

Na ligação, Putin também disse a Macron sobre os obstáculos contínuos ao fornecimento de alimentos e fertilizantes russos aos mercados mundiais.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.