Manaus, 06/05/2024

Amazonas

QUINTA EDIÇÃO DA VIRADA SUSTENTÁVEL REALIZA DIVERSAS AÇÕES EM TODA CAPITAL

Foto: Divulgação/ Assessoria FAS
Foto: Divulgação/ Assessoria FAS
28/07/2019 19h40

Pelo quinto ano consecutivo, a capital amazonense recebeu nesse fim de semana, o maior festival de conscientização de sustentabilidade na América Latina. Mobilizando aproximadamente 25 mil pessoas em atividades gratuitas espalhadas por toda a cidade a Virada Sustentável, ocorreu de sexta-feira (26) até hoje (28). A programação envolveu arte, cultura, esporte, bem-estar, educação e lazer como ferramentas para inspirar pessoas, empresas e organizações a atuarem na construção de uma cidade melhor.

Ao todo, 22 pontos de Manaus serviram de palco para mais de 160 atividades, realizadas com a colaboração de cerca de 350 voluntários e de 57 ONGs do Conselho Criativo da Virada.

Quem participou do evento teve a oportunidade de aprender temas como reciclagem, conservação da floresta e destinação correta do lixo. Além da conscientização, o legado de preservação deixado pelo festival inclui a doação de 500 mudas de árvores, como parte de uma campanha para “pintar” a cidade de verde. Cada muda distribuída continha instruções da campanha, orientando as pessoas a publicarem nas redes sociais o bairro onde foi realizado o plantio, utilizando a hashtag #ArvoredaViradaManaus. O objetivo é elaborar um mapa para mostrar os locais que receberam as árvores.

Entre os mutirões de limpeza promovidos, os projetos Grito D’Água e Remada Ambiental coletaram aproximadamente 2 toneladas de resíduos sólidos descartados de forma irregular nas águas do Tarumã. As ações tiveram apoio de mais de 80 voluntários, que percorreram a área em pranchas de Stand Up Paddle (SUP), caiaques e canoas, na manhã do sábado (27).

Programação variada

Ainda que o meio ambiente esteja no foco da mobilização, a Virada Sustentável traz uma mensagem clara de que a sustentabilidade vai além do aspecto ecológico. A concepção temática do festival é baseada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que envolvem também questões como igualdade de gênero, saúde e bem-estar, educação de qualidade, redução das desigualdades e erradicação da pobreza.

Na parte cultural, o grande destaque foi o show da primeira atração nacional na história do festival, em Manaus: a cantora e compositora paraense Dona Onete, conhecida como diva do carimbó “chamegado”, que lotou o Largo São Sebastião, na noite de sábado (27), com uma apresentação focada em seu mais recente trabalho, o “Rebujo”.

Ainda no Centro da capital, o grupo Mãos que Cuidam ofereceram  serviços de corte de cabelo, limpeza de pele, doação de lanches, roupas e sapatos para pessoas em situação de rua.

Durante o sábado (27), a organização VerBem Amazonas realizou exames oftalmológicos gratuitos e doação de óculos para a população na Praça da Matriz. E, no domingo (28), o projeto Banho do Bem esteve no mesmo local com um carro especial equipado com chuveiros, oferecendo a pessoas em situação de rua acesso a banho, além de doação de roupas, kits de higiene pessoal, lanche, corte de cabelo e serviços de enfermagem.

Espaços renovados

Apesar de atingir milhares de pessoas, a Virada Sustentável Manaus teve um impacto especial na vida de uma moradora do bairro Redenção, que teve sua casa reformada e entregue durante o festival.

Elderlene Lima da Costa, de 45 anos, vivia em condições precárias com oito filhos numa casa de três cômodos, na Rua São Vicente de Paula. Dona Lene, como é conhecida, é artesã no Programa de Restauração Ecológica e Urbanização Sustentável na Amazônia (Reusa), desenvolvido pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) com o propósito de cuidar do espaço urbano e do meio ambiente, bem como gerar renda aos moradores da Redenção através de atividades de baixo custo.

Com base no entendimento de que uma moradia digna é condição essencial para o desenvolvimento pessoal e para uma vida íntegra, o arquiteto Sérgio Santos, que atua como voluntário no Reusa, decidiu ajudar a transformar a realidade da família, realizando a reforma da casa, em parceria com a FAS e o Impact Hub Manaus.  A Redenção também recebeu um mutirão de pintura de casas e uma ação de grafite, que contaram com a participação da comunidade.

Na Zona Norte, o projeto “Nosso Bairro”, coordenado pela rede Global Shapers Manaus, ajudou a população, de forma voluntária, a reformar um espaço comunitário no bairro Monte das Oliveiras. Uma das principais atividades foi a construção de um mobiliário urbano no espaço designado com o uso do Plastijolo (tijolo feito a partir dos resíduos de plástico), além da limpeza e pintura do local. A ação ocorreu no sábado (27).

A Virada

A Virada Sustentável Manaus ainda teve atividades como rodas de conversa, oficinas para adultos e crianças, apresentações de teatro e dança, exposições, jogos educativos, contação de histórias, feira de economia criativa e um Circuito Zen que levou yoga, meditação, terapias holísticas, medicina indígena, entre outras frentes terapêuticas, para diversos pontos da cidade.

Também para garantir a inclusão do público com deficiência auditiva, tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) cobriram as ações realizadas no Largo São Sebastião, no terminal 5 e no Parque Sumaúma.

A quinta edição da Virada Sustentável Manaus, tem o apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS). É também uma co-realização do Instituto Virada Sustentável e Fundação Amazonas Sustentável (FAS), e realização Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Pátria Amada Brasil Governo Federal.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X