Manaus, 03/05/2024

Amazonas

REEDUCANDOS INICIAM ANO LETIVO NA UNIDADE PRISIONAL DE ITACOATIARA

REEDUCANDOS INICIAM ANO LETIVO NA UNIDADE PRISIONAL DE ITACOATIARA
01/03/2019 08h30

A Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI), a 269 quilômetros de Manaus, iniciou o ano letivo para os reeducandos do sistema penitenciário, na manhã da última segunda-feira (25/02). As aulas são organizadas por meio das secretarias de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e municipal de Educação (Semed) e a Umanizzare Gestão Prisional, co-gestora da unidade. A aula inaugural contou com a presença dos 25 alunos inscritos no programa de educação.

As turmas são planejadas para capacitação da Educação de Jovens e Adultos (EJA), permitindo a formação nos níveis de ensino fundamental e médio para internos do regime fechado e provisório da unidade. As aulas acontecem em um posto da rede municipal de ensino, Escola José do Patrocínio, anexo à UPI.

Segundo o diretor da unidade prisional, Antônio Cordeiro, o acesso ao ensino é um dos principais incentivos para os presos. “A educação age de forma a conscientizar o interno para que ele busque conhecimentos que antes não tinha, mudando a forma de pensar e agir em sociedade”, comentou.

De acordo com o cronograma escolar, elaborado pela Base Nacional Comum Curricular, os assuntos desenvolvidos com os reeducandos envolvem conhecimentos de Língua Portuguesa, Matemática, História, entre outras.

Remição de pena pela leitura

Na manha desta terça-feira (26/02), os internos da UPI participaram do projeto de “Remição de Pena pela Leitura”, no qual professores e demais instrutores realizaram a correção das redações produzidas pelos reeducandos como atividade do projeto.

A atividade contou com a presença do juiz Saulo Góes Pinto, titular da 1ª Vara de Execuções da Comarca de Itacoatiara, que pode acompanhar e fiscalizar as atividades realizadas pela unidade prisional.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.