Manaus, 02/05/2024

Amazonas

REEDUCAR PROMOVE AÇÃO DE CIDADANIA COM EMISSÃO DE DOCUMENTOS E CADASTRO NO SINE PARA PARTICIPANTES DO PROJETO

Reeducandos emissão de documentos  Foto: Chico Batata
Reeducandos emissão de documentos Foto: Chico Batata
31/03/2019 08h00

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), por meio do Projeto Reeducar – voltado à reinserção social de liberados provisórios do sistema carcerário –, realizou na última quinta-feira (28) uma ação de emissão de 1ª e 2ª vias de Carteira de Identidade e Carteira de Trabalho; segunda via de Certidão de Nascimento e cadastro no Sistema Nacional de Emprego (SINE).

A ação foi realizada na sala do projeto, no 1º andar, Setor 3, do Fórum Ministro Henoch Reis, bairro São Francisco e atendeu 57 pessoas. O projeto Reeducar segue um calendário mensal de atendimento e a próxima ação está marcada para o dia 25 de abril.

A atividade contou com o apoio do Instituto de Identificação do Amazonas, vinculado à Secretaria de Segurança Pública do Estado; da Secretaria de Estado de Trabalho (Setrab), por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine-AM); e do Setor de Certidões do TJAM. A ação tem o objetivo de levar cidadania aos participantes do projeto e familiares.

De acordo com a psicóloga do Projeto Reeducar, Nádia Teles, a ação tem um calendário definido até o mês de novembro, pois há a necessidade de um entrosamento com as instituições parceiras do projeto. “Uma vez por mês o Projeto Reeducar promove esta ação, porque temos várias atividades, como palestras e cursos. Isso é importante porque busca proporcionar a inclusão dos reeducandos na sociedade, pois muitos deles nunca tiveram uma Carteira de Trabalho ou um documento de identidade. Além disso, os familiares dos reeducandos também são atendidos”, disse Nádia Teles.

F. R. C passou pelo sistema carcerário do Amazonas e teve a oportunidade de obter a carteira de trabalho e também e segunda vida da carteira de identidade. Segundo ele, se fosse obter os documentos pelos meios convencionais, com certeza demoraria, pois as filas, geralmente, são longas. “Quando a gente vai tirar um documento demora muito e aqui é bem rápido. Muito bom o Projeto. Já assisti à palestra promovida pelo programa e agora vou ter meus documentos”, disse.

O Projeto Reeducar é coordenado pela juíza titular da 11ª Vara Criminal, Eulinete Tribuzy, e conta com apoio de juízes de Varas Criminais da Comarca de Manaus, além da Defensoria Pública do Estado do Amazonas, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM), Cetam , Alcoólicos e Narcóticos Anônimos, Secretarias do Trabalho do Governo e do Município e Secretaria de Segurança do Estado do Amazonas; além de empresas privadas.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.