Manaus, 08/05/2024

Amazonas

“Registra-se”: Defensoria participa da semana nacional do registro civil

“Registra-se”: Defensoria participa da semana nacional do registro civil
08/05/2023 16h30

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) participa do “Registra-se”, ação da 1ª Semana Nacional do Registro Civil do Amazonas, que atende as necessidades de pessoas em vulnerabilidade social em relação a emissão de certidão de nascimento. A campanha iniciou nesta segunda-feira (08) e continua até sexta-feira (12), de 8h às 14h, no Centro de Convivência da Família Pe. Pedro Vignola, na Cidade Nova, na Zona Norte.

A defensora pública Rosimeire Barbosa, da Defensoria de Registros Públicos, explicou como será a atuação da DPE-AM no evento. “Atenderemos os pedidos residuais de registros públicos com a população vulnerável que não possui documentação básica, além de oferecer orientações para demandas jurídicas”, afirmou. O defensor público geral, Ricardo Paiva, também esteve presente na abertura da campanha.

A Certidão de Nascimento é o documento que oficializa a existência do indivíduo no País, que passa a ter nome, sobrenome, nacionalidade e filiação. É essencial para a obtenção de outros documentos e também para assegurar o acesso a benefícios governamentais e a projetos públicos.

A dona de casa Rosely Vieira foi uma das pessoas que buscou o serviço, no primeiro dia da ação. “Pretendo emitir a terceira via da minha certidão de nascimento, porque não possuo mais o documento original desde 2015. Estou só com cópias, mas para obter um RG novo, preciso desse documento original para realizar provas, ir ao médico e em outros lugares que exigem a comprovação da identidade”, disse.

O ‘Registra-se” é uma ação coordenada pela Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça do Amazonas, em conjunto com outras instituições para oferecer serviços gratuitos relacionados ao registro civil de grupos vulneráveis, como a população em situação de rua, povos indígenas e ribeirinhos. Os interessados poderão emitir a nova carteira de identidade nacional.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X