Manaus, 26/04/2024

Amazonas

Risco de automedicação: Saúde do Amazonas encerra campanha alertando para cuidados com medicamentos em ação na Ponta Negra

<strong>Risco de automedicação: Saúde do Amazonas encerra campanha alertando para cuidados com medicamentos em ação na Ponta Negra</strong>
06/05/2023 15h00

A campanha de “Cuidados com Medicamentos e os Riscos da Automedicação” foi encerrada, nesta sexta-feira (05/05), com programação voltada à população no estacionamento recuado do Complexo da Ponta Negra, no bairro Ponta Negra, zona oeste de Manaus. A iniciativa objetiva orientar sobre riscos de automedicação, responsabilidade na guarda, uso e transporte de medicamentos.

A iniciativa é coordenada pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM). A campanha conta com outros 26 parceiros entre instituições públicas e privadas.

Nesta sexta-feira (05/05), a programação incluiu apresentação de serviços de saúde das instituições parceiras à FVS-RCP. Estiveram entre as ações: orientações sobre políticas relacionadas a drogas (dependência de medicamentos), uso irracional de analgésicos e uso indiscriminado de fitoterápicos; exposições de Educação em Saúde, além de ações extra o contexto da saúde, como feira itinerante de produtos regionais e distribuição de mudas arbóreas.

O chefe do Departamento de Vigilância Sanitária da FVS-RCP, o farmacêutico Jackson Alagoas, destaca a importância de trazer o tema para a população. “Muitas pessoas recorrem à automedicação como forma rápida e fácil de tratar sintomas, sem levar em consideração os riscos envolvidos. É importante compreender que a automedicação pode ser perigosa e trazer consequências graves à saúde”, alerta.

Também participando do encerramento da campanha, a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (Funati) alertou sobre os riscos da automedicação na população idosa. “Esse evento é fantástico, porque está reunindo pessoas que se interessam para que você não adoeça. E para não adoecer, tem que ter muito cuidado com medicamentos. Não tome medicamento sem prescrição médica”, destacou o reitor da Funati, Euler Ribeiro. 

O Conselho Regional de Farmácia do Amazonas (CRF/AM) destacou a importância, também, de fazer uso de medicamentos de maneira adequada. “Usar o medicamento na dose certa, no horário certo e pelo tempo certo. Tudo devidamente indicado no receituário médico”, destacou a presidente do CRF/AM, Luana Santana.

O empresário Bruno Ferreira, de 39 anos, foi uma das pessoas que foi conferir a campanha. “Uma atitude de muita relevância social para que as pessoas tomem a consciência do controle ou cuidado à automedicação”, afirmou.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.