Manaus, 04/05/2024

Amazonas

SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA É O MUNICÍPIO COM MAIS CASOS DE INDÍGENAS COM COVID-19

Reprodução/Internet
Reprodução/Internet
15/05/2020 17h20

São Gabriel da Cachoeira, município do Amazonas com a maior concentração de indígenas do Brasil, tem 219 casos confirmados de covid-19, de acordo com informações divulgadas na tarde desta quinta-feira (14). O Hospital de Guarnição, do Exército, o único público da cidade,  já opera no limite sem leitos de unidade de terapia intensiva (UTI).

Os primeiros casos confirmados de covid-19 em São Gabriel da Cachoeira foram noticiados no dia 26 de abril pela Secretaria Municipal de Saúde. Com o agravamento da situação, a prefeitura decretou toque de recolher das 21h às 6h. As autoridades municipais também decidiram suspender o transporte público e os serviços de táxi-lotação de 28 de abril a 12 de maio.

Ao todo, 14 pessoas continuam internadas, das quais nove recebem tratamento do próprio município e cinco tiveram de ser transferidas para a capital, Manaus, que fica a cerca de 850 quilômetros de distância. A suspeita de que mais 416 pessoas estariam infectadas pode elevar ainda mais a incidência da doença na região nos próximos dias.

Dos pacientes infectados em São Gabriel da Cachoeira, 10 morreram e 15 se recuperaram.

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) informa que, entre os povos indígenas, já foram confirmados 301 casos de covid-19 e 19 mortes. A Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) tem feito uma contagem paralela à oficial, que relaciona 249 casos confirmados e 70 mortes entre indígenas da Amazônia.

Da redação com informações da Agência Brasil

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.