Manaus, 26/04/2024

Geral

Seap entrega certificados de conclusão de cursos profissionalizantes para público extramuros do sistema prisional

Seap entrega certificados de conclusão de cursos profissionalizantes para público extramuros do sistema prisional
29/11/2021 16h10

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) realizou, nesta segunda-feira (29/11), a cerimônia de entrega dos certificados de conclusão de seis cursos profissionalizantes iniciados entre os meses de abril, junho e setembro, a egressos e familiares do sistema prisional do Amazonas. As capacitações foram ofertadas em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), com o objetivo de qualificar o público extramuros para o mercado de trabalho e apresentar uma alternativa de fonte de renda ao mesmo.

No evento comemorativo, que aconteceu no auditório do Cetam, localizado na Av. Pedro Teixeira, no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus, 54 pessoas foram certificadas. As áreas em que se especializaram foram de Pintor de Obras, Jardinagem e Pedreiro. As outras três qualificações, que integram, exclusivamente, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado pelo Ministério da Educação (MEC), são de Recepcionista, Almoxarife e Promotor de Vendas.

Para a chefe do Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deresc), Keyla Prado, é gratificante formar mais uma turma de profissionais. “Estamos entregando hoje à sociedade 54 novos profissionais de seis áreas distintas. Acreditamos na capacidade deles desenvolverem um serviço de excelência e assim obterem seu próprio sustento. Esse é o nosso objetivo, ofertar ao público do sistema prisional meios para mudar de vida. O sentimento é sempre de gratidão e dever cumprido quando alcançamos nossa meta”.

Novos cursos

A parceria também alcança o interior do Amazonas. Hoje, os apenados da Unidade Prisional de Maués (UPM) deram início aos cursos de Pedreiro e Instalações Elétricas de Baixa Tensão. A capacitação de Elétrica também começa a ser ministrada nesta data para os detentos do município de Tabatinga (UPTBT), bem como está prevista para atingir os detentos de Parintins (UPPIN), a partir do dia 06/12, juntamente com a de Implantação e Manejo da Olericultura. Em 13/12 será a vez dos reeducandos de Humaitá (UPH) iniciarem o curso de Pedreiro.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.