Manaus, 02/05/2024

Amazonas

SEDUC-AM EM PARCERIA COM O EXÉRCITO REALIZA PROGRAMAÇÃO NA ESCOLA ESTADUAL RUTH PRESTES PARA PREVENIR SUICÍDIO

FOTOS: CLEUDILON PASSARINHO/SEDUC
FOTOS: CLEUDILON PASSARINHO/SEDUC
06/08/2019 12h00

Com o objetivo de prevenir casos de suicídio, a Coordenação de Atenção Psicossocial Escolar (Capse) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM), realizou na última semana, uma série de atividades na Escola Aldeia do Conhecimento Professora Ruth Prestes. A semana de atividades contou com palestra oferecida pelo general Carlos Alberto Teixeira, atuante na prevenção ao suicídio, e foi voltada para alunos finalistas da instituição.

Na abertura, o evento contou com a presença do secretário de Educação, professor Luiz Castro, que salientou a importância dos cuidados com a saúde mental no dia a dia escolar. As atividades foram promovidas pela Capse após mapear situações de vulnerabilidade dos alunos da instituição.  

“Sabemos que o Ensino Médio é um tempo difícil especialmente para os finalistas, com decisões importantes sobre a faculdade, por exemplo. Por isso, estamos aqui para oferecer a vocês esse espaço de conversa e acolhimento. O Capse foi feito para vocês e atuamos também com parceiros como o general Teixeira, que trabalha há quatro anos com prevenção ao suicídio e às drogas”, explicou o professor Luiz Castro.

O secretário conversou com os alunos diretamente e solicitou a cooperação de todos para que, caso um estudante perceba ou saiba de um comportamento diferenciado do colega, informe aos professores ou alguém do corpo docente.

É preciso ouvir – Trabalhando a prevenção às drogas e ao suicídio, tanto em escolas quanto no próprio Exército Brasileiro, o general Teixeira, na palestra de abertura, explanou sobre motivos pelos quais as pessoas adoecem e como podem identificar sinais próprios sobre quando pedir ajuda.

“A depressão é um caso de saúde pública e, por isso mesmo, pode ser tratada. Há várias causas, como a pressão familiar, as questões financeiras e também as de relacionamento. Temos de valorizar a vida e fazemos isso quando nos juntamos para auxiliar um colega em dificuldades. Ouvir é a coisa mais importante a se fazer e, às vezes, é só o que as pessoas precisam”, ressaltou o especialista.

O gestor da escola, Sérgio Façanha, acompanhou, durante toda a visita técnica, os secretários de Estado de Educação, Luiz Castro; adjunto da Capital, professor Bibiano Filho, e de Gestão, Rômulo Zurra; a coordenadora do Capse, Giani Brito, e o diretor do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe), Nilton Teixeira. A escola recebe 2.439 estudantes, divididos nos turnos matutino, vespertino e noturno. Todo os alunos são do ensino médio.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.