SEJEL REALIZA 1º FÓRUM ESTADUAL DE SECRETÁRIOS DE ESPORTE

A Secretaria de Estado de Juventude Esportes e Lazer (Sejel) realizará, nos dias 28 e 29 de março, o 1º Fórum Estadual de Secretários de Esporte do Amazonas. O evento vai acontecer na Arena da Amazônia (avenida Constantino Nery, n° 5.001, Alvorada I, zona centro-oeste) e tem como objetivo a iniciação/capacitação dos gestores esportivos do interior em projetos, em acordo com o Sistema Nacional de Convênios do Governo Federal.

A elaboração de projetos, o acesso ao sistema de convênios, a regularização institucional e a captação de recursos federais estão entre os temas a serem abordados durante o encontro de dois dias. “É uma maneira de dar independência e possibilidades para o desenvolvimento real do desporto no nosso estado”, explica o titular da Sejel, Caio André Oliveira. “Queremos deixar um legado de conhecimento, que possa ajudar de verdade nossos irmãos do interior”.

Além dos secretários municipais de esporte, instituições como Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) e Faculdades Estácio de Sá, entre outras instituições, irão participar. “Acreditamos que todas têm grandes contribuições a dar aos participantes do Fórum, cada instituição com sua expertise. Umas com linhas de investimento e financiamento, outras com elaboração de projetos, enfim. O importante é disponibilizarmos o conhecimento aos municípios”, acrescentou Caio.

O Fórum é importante por permitir que o conhecimento seja compartilhado com todas as demais secretarias municipais, por cada uma das cidades que estiver representada no evento, porque o representante do esporte que participa do evento poderá compartilha o que aprender com o gestor municipal de saúde, assistência social, educação etc. “É importante saber que o Governo Federal tem recursos disponível para todas as demandas da sociedade. Estando organizados e capacitados, os municípios podem ser beneficiados”, destacou o sub-secretário da Sejel, Adérito Penafort Junior, um dos coordenadores do Fórum.

Os secretários municipais do interior do estado precisam confirmar o interesse em participar do Fórum. Basta que enviem todos os dados para o e-mail: planejamento@sejel.am.gov.br, identificando o título da mensagem com o nome do município que representará.