Manaus, 05/05/2024

Amazonas

SELO ‘RESTAURANTE AMIGO DO BARIÁTRICO’ É APROVADO NA ALEAM

SELO ‘RESTAURANTE AMIGO DO BARIÁTRICO’ É APROVADO NA ALEAM
04/03/2020 13h06

Restaurantes com oferta de descontos a consumidores bariátricos poderão ser reconhecidos no Amazonas com o Selo Restaurante Amigo do Bariátrico. A chancela, instituída pelo Projeto de Lei nº 467/2019, foi aprovada, por unanimidade, pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) na manhã desta quarta-feira (4). O texto, agora, segue para a sanção do governador do Estado, Wilson Lima.

De autoria do deputado estadual João Luiz (Republicanos), o PL contempla com o Selo Restaurante Amigo do Bariátrico os restaurantes que concederem desconto de, ao menos, 40% no preço das refeições na modalidade rodízio e festival gastronômico para as pessoas submetidas à cirurgia de redução de estômago (cirurgia bariátrica).

Na avaliação de João Luiz, a proposta é um incentivo aos estabelecimentos que pregam o princípio da igualdade, garantindo condições consumeristas mais justas a quem tem a capacidade alimentar reduzida.

“Hoje, no Amazonas, temos uma média de seis restaurantes que já oferecem desconto às pessoas que se submeteram à gastroplastia. A ideia é ampliar essa adesão com a chancela. Além disso, os estabelecimentos contemplados poderão utilizar o selo como um diferencial na sua imagem, de forma a agregar valor a sua marca”, justificou o parlamentar.

Durante a votação do texto, a deputada estadual Joana D’Arc (PL) parabenizou João Luiz pela propositura. “Toda iniciativa de incentivo à concessão de desconto aos consumidores bariátricos é de suma importância tanto para o estabelecimento quanto ao beneficiado, que pagará o valor justo pelo consumo. O deputado está de parabéns pela proposta”, destacou.

Para o Republicano, o tratamento diferenciado é justo, proporcional e razoável, já que os pacientes bariátricos comem pequenas porções. “Da forma como é hoje, muitos pacientes deixam de frequentar restaurantes e bares para não se sentirem lesados na hora de pagar a conta”, afirmou o parlamentar, ao acrescentar que os restaurantes precisam se adaptar de forma a “oferecer como alternativa a esses pacientes”. “Assim, nem o restaurante sai prejudicado, nem o paciente bariátrico”, comentou.

Carteirinha – A cirurgia bariátrica reduz a quantidade de absorção de alimentos no corpo, reduzindo também a ingestão de alimentos, porque a bolsa gástrica é reduzida. Os pacientes submetidos a este tipo de cirurgia recebem uma carteirinha, expedida pelo médico responsável pelo procedimento cirúrgico, comprovando a nova condição do paciente.

A carteirinha, a princípio, serve para ser apresentada em hospitais e clínicas, mas merece ter mais uma finalidade: ser apresentada em restaurantes para que estes indivíduos possam pagar valor compatível com o que será consumido.

Com informações da assessoria

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.