Manaus, 26/04/2024

Amazonas

Sinepe-AM aposta em capacitação de educadores e gestores em 2022

Sinepe-AM aposta em capacitação de educadores e gestores em 2022
16/12/2021 17h00

Laura Cristina Andrade passa a ser, a partir de 1° de janeiro de 2022, a pessoa mais jovem a assumir a presidência do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe-AM). A capacitação de educadores e gestores será uma das principais estratégias da sua gestão, segundo ela.

“Estamos apostando na qualidade dos serviços oferecidos na rede privada e na expansão da educação no Amazonas”, destacou Laura Andrade, na solenidade de posse da nova diretoria, que aconteceu na noite da última quarta-feira (15), no Quality Hotel, no bairro Adrianópolis.

Na atual gestão, como vice-presidente do sindicato, Laura foi uma das responsáveis pelas estratégias adotadas pelas escolas privadas durante a pandemia. E foi através dessa experiência obtida nesses dois últimos anos, que ela assegura que as instituições estão preparadas para os possíveis cenários do próximo ano letivo.

“Nessa nova gestão iremos dar sequência em ações que fortaleçam a categoria, para que possamos nos enxergar como parceiros e não como concorrente. Tudo em prol da educação”, frisou a nova presidente do Sinepe-AM, que chega ao cargo trazendo a força da juventude e da mulher.

Laura é pedagoga formada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e atua como gestora da creche Meu Caminho Baby e do Centro de Educação Meu Caminho. Além disso, é também conselheira Estadual de Educação e suplente no Conselho Municipal de Educação (CME).

Balanço da gestão

Elaine Saldanha, que está à frente do Sinepe-AM desde 2016, assumirá a vice-presidência a partir do próximo ano. Ela considera que teve três gestões exitosas, graças ao apoio que recebeu de toda a diretoria e de instituições associadas, que buscaram participar de forma atuante nas reuniões, assembleias e demandas.

A sede própria do Sinepe-AM, localizada no Edifício The Place Business Center, no Adrianópolis, foi uma das conquistas que fizeram parte da sua gestão, que também pontua o crescimento de 80% no número de associadas. Hoje a entidade congrega 104 instituições particulares, incluindo desde creches a centros universitários.

Para Elaine, isso mostra a importância que o sindicato tem para a categoria e, principalmente, por ser hoje referência perante ao governo do estado, prefeitura, órgãos públicos e de controle.

Elaine também ressaltou outra conquista de sua gestão, que foi a interiorização do Sinepe-AM. Municípios como Humaitá, Manacapuru, Itacoatiara, Coari, Presidente Figueiredo, Eirunepé, e São Gabriel da Cachoeira passaram a fazer parte da base da entidade.

“Tivemos muitos desafios, mas os maiores foram destes últimos anos, por conta da pandemia. Entretanto, conseguimos ser ágeis e criar uma comissão de crise, que trabalhou exaustivamente nas estratégias para mantermos as escolas associadas com o máximo de segurança possível, em um cenário cheio de incertezas, porque não sabíamos quando iríamos retornar com as aulas presenciais”, destacou.

E foi graças a esse comprometimento que o Sinepe-AM se tornou case nacional, já que Manaus foi a primeira capital a retornar com as aulas presenciais em meio a pandemia. Algumas das medidas adotadas pelas escolas particulares, com o suporte do sindicato, foram: adesão a protocolos de higienização, sistema de rodízio e ensino híbrido, além da criação de cartilha, seguindo o que preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Esse destaque rendeu para Elaine um cargo na nova diretoria da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep), que assumirá no biênio 2022/2023. Ela passará a ser a diretora administrativa da entidade, que representa mais de 40 mil instituições de ensino no país. “Isso foi um passo bastante importante e nos ajuda a fazer parte de discussões nacionais que envolvem a categoria”, comentou.

Premiações e Homenagens
Durante o evento desta quarta-feira, o Sinepe-AM também realizou a premiação dos estudantes vencedores do IX Concurso de Redação, além da entrega da Medalha Mérito Educacional Sinepe-AM 2021 e do Certificado Selo Sinepe-AM 2022.

Mais de 40 instituições de ensino receberam o selo, entre elas, o Centro de Ensino Literatus, Colégio Martha Falcão, Centro Educacional La Salle, Colégio Dom Bosco, Colégio Palas Atena e o Centro Educacional Helena Romero.

Além de valorizar as escolas associadas, o Selo Sinepe-AM é uma forma de prestar um serviço ao consumidor, identificando aquelas que estão legalizadas perante o Ministério da Educação (MEC), conselhos de educação e demais órgãos competentes.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.