Manaus, 04/05/2024

Cidade

SJPAM PROMOVE DEBATE SOBRE JORNALISMO E GÊNERO DIANTE DE ATAQUES À LIBERDADE DE IMPRENSA

SJPAM PROMOVE DEBATE SOBRE JORNALISMO E GÊNERO DIANTE DE ATAQUES À LIBERDADE DE IMPRENSA
05/03/2020 11h41

Com objetivo de contribuir para o debate e reflexão sobre Jornalismo e gênero, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (SJPAM) realiza Roda de Conversa temática alusiva ao 8 de Março – Dia Internacional da Mulher. Com o tema “A mulher jornalista diante dos ataques e violações à liberdade de imprensa e exercício da profissão”, o evento reunirá jornalistas de renome e grande contribuição para o jornalismo local no dia 09 de março, às 19h, na sede da entidade (Praça Santos Dumont. Nº 15 – Centro).

A data é a mesma do “Dia de Luta das Mulheres Jornalistas”, contra os assédios moral e sexual e os ataques sexistas, machistas e misóginos, orientado pela Fenaj que, conclama a todas as jornalistas a usar a cor lilás neste dia de trabalho como forma de mostrar força e união da categoria diante da pauta de respeito ao gênero.

O evento integra o calendário de lutas proposto pela Comissão de Mulheres da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), formada por representantes de 19 entidades sindicais – incluindo o Amazonas – além de duas componentes da Executiva da Fenaj. O grupo foi formado no início de 2020 como uma mobilização de Sindicatos de Jornalistas de todo o País para fazer frente às lutas que historicamente marcaram a categoria e que, no atual contexto, continuam sendo ainda mais necessárias.

“Os ataques ao exercício profissional, agravados pelas agressões de gênero, vêm pautando a luta e a defesa do jornalismo diariamente. Os ataques a jornalistas como Patrícia Campos Mello e Vera Magalhães, da Folha de São Paulo e TV Cultura, respectivamente, são apenas uma parte do problema que reflete a crescente e preocupante misoginia em relação ao exercício profissional do jornalismo. Em nível local, queremos ressaltar a luta de grandes mulheres que contribuem para assegurar o direito à informação como um bem inerente à democracia”, afirmou a presidente do SJPAM, Auxiliadora Tupinambá.

Roda de Conversa – Participarão da Roda de Conversa as jornalistas Ivânia Vieira (Universidade do Amazonas), Kátia Brasil (Portal Amazônia Real), Marcela Rosa (Portal da Marcela Rosa) Rosiene Carvalho (Blog da Rosiene Carvalho e Band Difusora) e Steffanie Schmidt (Faculdade Martha Falcão e Corecon). A mediadora do evento é a jornalista Edilene Mafra (Faculdade Uninorte).

SERVIÇO

Roda de conversa ‘A mulher jornalista diante dos ataques e violações à liberdade de imprensa e exercício da profissão’

  • Quando: Segunda-feira, 09 de Março de 2020;
  • Horário: 19h;
  • Onde: Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (SJPAM) – Praça Santos Dumont, nº 15 – Centro;
  • Quanto: Gratuito;
  • Informações: (92) Dora Tupinambá (92) 984558606/ Joelma (92) 99111-8381/ Ana Júlia (92) 98119-3590 ou ainda (92) 3234 9977.

Com informações da assessoria

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.