Manaus, 05/05/2024

Amazonas

TJAM DISPONIBILIZA MAIS DE 35 MIL IMAGENS DA HISTÓRIA DO PODER JUDICIÁRIO AMAZONENSE

TJAM disponibiliza mais de 35 mil imagens da história do Poder Judiciário amazonense Foto: Raphael Alves
TJAM disponibiliza mais de 35 mil imagens da história do Poder Judiciário amazonense Foto: Raphael Alves
27/10/2018 11h00

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), por meio de sua Divisão de Divulgação, disponibiliza mais de 35 mil fotos da história do Poder Judiciário amazonense.

Atualizado diariamente com imagens de reuniões de trabalho, de projetos, entrevistas com juízes e desembargadores, solenidades de inauguração, palestras, cursos, campanhas institucionais, cotidiano dos diversos Fóruns de Justiça e outros, o serviço é gratuito e pode ser acessado no link:  www.flickr.com/photos/tribunaldejusticadoamazonas

O mesmo banco de imagens pode ser acessado, também, pelo próprio site do TJAM (www.tjam.jus.br), clicando na logo do serviço – um ‘Fr’ localizado no canto superior direito da página.

De acordo com a Divisão de Divulgação do TJAM, o Flickr é um serviço intuitivo e simples de utilizar por meio do qual o Tribunal de Justiça procura dar mais transparência às suas ações e facilitar o serviço dos servidores e magistrados e atender à demanda de veículos de comunicação que necessitam de imagens.

O banco de imagens do Tribunal passou a ser construído desde 2012, para que as imagens da história do Poder Judiciário não se perdessem na história. Rotinas como as posses de novas diretorias e novos magistrados, sessões do Tribunal Pleno, das Câmaras judiciais e outros eventos do Poder Judiciário e assuntos de interesse da sociedade como um todo também sempre contam com coberturas fotográficas e são disponibilizados em fotos no banco de imagem.

Com acessar

Além do acesso por meio do site do TJAM, para utilizar o serviço completo, o usuário deve criar uma conta no flickr. Para tanto, basta clicar na palavra ‘login’ no topo da página, inserir um endereço de correio eletrônico de sua preferência e criar uma senha.

Depois de realizado o cadastro (login), o usuário terá um endereço próprio no Flickr (tal como uma página ou perfil em uma rede social). Desta forma, estará apto a publicar suas próprias fotos, tal como visitar diversos outros usuários, comentar suas imagens favoritas, fazer downloads de imagens (se o dono da página deixar essa opção disponível) e participar de grupos de debate – geralmente sobre fotografia.

Outra forma de utilizar o Flickr é por meio de dispositivos móveis. O aplicativo do serviço é gratuito e está disponível para os mais variados sistemas nas lojas

Para utilizar as fotos do TJAM, basta acessar o endereço previamente mencionado. Ao abrir a página, o usuário será direcionado à galeria de fotos do TJAM, onde poderá ver as fotos por ordem de postagem – das mais recentes para as mais antigas. Mas é no link ‘Álbuns’ que o trabalho da Divisão de Divulgação e Imprensa do TJAM deixa sua marca: as fotos são todas catalogadas pela data e assunto e, ao clicar em um álbum, cada foto trará as informações sobre o local, data, autor e equipamento usado.

Para “baixar” uma foto, o usuário deve clicar sobre a mesma e ao vê-la em tela maior, basta clicar no terceiro ícone ao lado direito da imagem (o que indica uma seta para baixo) . Ao clicar a mesma, serão disponibilizados os mais variados tamanhos – incluindo o tamanho original na mais alta resolução – para salvar o arquivo de acordo com a necessidade do usuário.

Se o intuito é apenas compartilhar o endereço da foto com alguém, basta clicar no segundo ícone ao lado da foto (uma seta apontando para a direita). Esta opção mostrará um endereço da imagem para cópia ou a possibilidade de adicionar a imagem a redes como Facebook, Pinterest e Twitter, tal como a possibilidade de incorporar a imagem a um blog ou outra página, enviar por e-mail ou fornecer um ‘BBCode’.

Se o usuário quiser apenas salvar a imagem na sua galeria de favoritos em seu próprio perfil do Flickr, basta clicar no primeiro ícone ao lado da imagem – uma estrela. E, para apenas ver, a imagem em tela cheia, o último ícone à direita com as duas setas é o caminho. Já o campo de buscas por assunto fica no topo direito da página, ao lado do ícone de seu perfil.

Aos servidores, magistrados ou público externo que optar por criar uma conta para utilizar o serviço, recomenda-se clicar em “+ SEGUIR” ao abrir o banco de imagens do TJAM. Dessa forma, o banco do TJAM sempre mostrará as suas novidades na sua linha do tempo de seu perfil pessoal no Flickr.

O que é

O Flickr (um jogo de pronúncia com a palavra flicker, que tem vários significados, todos relacionados à luz e alguns de seus efeitos) surgiu no começo de 2004 como um serviço de armazenamento de imagens e comunidade online.

O sucesso do site foi tanto que, atualmente, além de imagens fotográficas, no Flickr também se encontram vídeos, serviços e uma plataforma para discussões entre grupos semelhantes à de serviços de rede social.

Desde sua criação, a popularidade do serviço aumentou muito e diversos recursos foram adicionados. Para fazer uploads e guardar imagens, é possível utilizar a web, além de dispositivos móveis; para divulgá-las, é possível utilizar, além do próprio Flickr, feeds RSS, e-mail ou um blog externo.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.