Manaus, 26/04/2024

Cidade

Trecho da Avenida 7 de Setembro é liberado após seis meses interditado no Centro de Manaus

Trecho estava interditado desde abril, quando via cedeu no período da cheia do rio Negro. — Foto: Márcio Melo/Seminf
Trecho estava interditado desde abril, quando via cedeu no período da cheia do rio Negro. — Foto: Márcio Melo/Seminf
21/10/2022 09h50

O trecho que estava interditado na Avenida 7 de Setembro, no Centro, zona Sul, e libera a via para o tráfego de veículos nesta quinta-feira (20). No mês de abril, o trecho cedeu no período da cheia do rio Negro, provocando a abertura de uma cratera na via.

O fiscal da obra, engenheiro Roger Fonseca, acompanhou a conclusão dos serviços e explicou o passo a passo dos trabalhos que foram realizados durante a obra.

“Aguardamos o nível do rio baixar, pois a cratera que estava aberta se encontrava com um grande volume de água, em consequência da cheia do rio, e quando o rio começou a secar, as equipes da Seminf puderam executar os serviços de forma emergencial”, concluiu Roger.

As equipes da Seminf implantaram 12 metros de aduelas em concreto armado substituindo a antiga rede de drenagem, com o objetivo de operar com qualidade a vazão correta das águas, por um período de tempo mais duradouro.

Depois da substituição da nova rede, as equipes avançaram nas obras das calçadas que foram danificadas, refazendo o meio-fio e a sarjeta.

Nesta quinta-feira (20), os serviços foram concluídos com o asfalto em todo o trecho que estava interditado.

Etapas das obras

Na primeira fase das obras, as equipes trabalharam com o isolamento da área e na identificação do fundo da galeria, onde houve uma obstrução que causou o afundamento do trecho. Além do nível do rio, entre os motivos de atraso da obra também estão a grande quantidade de lixo acumulado nas galerias e as ligações irregulares.

As equipes da Prefeitura de Manaus trabalharam com um efetivo de 60 servidores intercalados por turnos, utilizando caçambas, tratores e escavadeiras hidráulicas, retirando o antigo material e aterrando a área de forma segura.

Em todo o trecho foram implantadas novas aduelas em concreto armado, substituindo a antiga rede de drenagem, para operar com qualidade a vazão correta das águas, por um longo período de tempo.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.