Manaus, 26/04/2024

Mundo

TRUMP PERCORRE EUA NA RETA FINAL DAS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS

TRUMP PERCORRE EUA NA RETA FINAL DAS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS
03/11/2018 16h54

G1 – O presidente americano, Donald Trump, percorre o país neste final de semana para tentar salvar a maioria republicana no Congresso nas eleições de meio de mandato de terça-feira (6), contra um Barack Obama que saiu para mobilizar os democratas.

A primeira disputa eleitoral desde que o bilionário chegou à Casa Branca definirá qual partido tomará o controle de ambas as câmaras do Congresso – ou se as dividirão – até a próxima eleição presidencial, em novembro de 2020, para a qual o presidente não esconde sua intenção de se candidatar.

Há exatamente oito anos, Obama se preparava para sofrer uma maré republicana em suas primeiras eleições de meio de mandato: tratou-se de uma “revolução” levada à frente pelo movimento conservador Tea Party, no auge da impopularidade do presidente democrata.

Este ano, o ex-presidente é a figura mais procurada pelos candidatos democratas, cumprindo com um papel outrora desempenhado por Bill Clinton.

“Estou aqui por uma simples razão: pedir que vocês votem”, declarou Barack Obama na sexta-feira à noite em Atlanta, Geórgia, no ato de apoio à mulher que pode se tornar a primeira governadora negra eleita nesse estado, Stacey Abrams.

“As consequências da abstenção são profundas, já que os Estados Unidos se encontram em uma encruzilhada”, assinalou. “Os valores do nosso país estão em jogo”.

Embora não tenha dito o nome de Donald Trump, denunciou um discurso que “tenta gerar medo”.

Economia e imigração

De maneira análoga, os candidatos republicanos buscam ativamente o apoio de Donald Trump, personalidade mais popular do partido e que gera as maiores concentrações.

Há semanas, o presidente está praticamente todos os dias em campanha, esperando convencer aqueles que votaram nele em 2016 de retornar às urnas para manter o controle republicano na Câmara de Representantes e no Senado.

Em outra ruptura com seus antecessores, Trump assume explicitamente que as eleições de meio de mandato são um referendo sobre a sua pessoa.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.