]

Manaus, 02/12/2021

Cultura e Entretenimento

Universidade e ex-alunos lançam livro em homenagem à professora Vânia Pimentel

Universidade e ex-alunos lançam livro em homenagem à professora Vânia Pimentel
18/11/2021 15h00

A professora Vânia Pimentel, referência nas áreas de Educação e Cultura no Amazonas, foi homenageada na noite da última terça-feira (16) pela Universidade Nilton Lins, com o lançamento do livro in memoriam “Antologia Poética”, reunindo 43 poemas de ex-alunos da educadora sobre sua vida, trabalho e obra.

O evento, que contou a presença da reitora da instituição, Gisélle Lins Maranhão, além de professores, gestores e acadêmicos da universidade, também teve a participação de familiares – sobrinhas, neto e nora – da homenageada que faleceu em fevereiro deste ano por complicações de saúde provocadas pela Covid-19.

Formada em Letras, com especialização em Literatura Brasileira e mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia, Vânia Pimentel lecionou por 26 anos nas escolas e na Universidade Nilton Lins, onde deixou um inesquecível legado nas salas de aula e também nos palcos, onde desenvolveu uma importante produção teatral em peças como “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna e o “Pagador de Promessas”, de Dias Gomes, entre outras.

Como autora destacam-se em sua obra o “Mostrador da Derrota”, estudos sobre o teatro e a ficção de Márcio Souza e “Narrativas do Além-Real”, ensaio literário publicado em 2002. Vânia também era integrante, desde 2015, da Academia de Letras do Brasil.

“Personalidade ímpar da Educação e da Cultura, é uma grande honra para a Universidade Nilton Lins homenagear a professora Vânia Pimentel por toda sua trajetória e contribuição para a sociedade amazonense e por uma vida dedicada aos estudos, para a formação de verdadeiros cidadãos e que brindou nossa comunidade acadêmica como decana e em trabalhos culturais memoráveis. Vânia deixou sua marca em gerações e continuará viva para nós da Universidade Nilton Lins”, afirmou a reitora da instituição, Gisélle Lins Maranhão, durante a solenidade.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.