Em sessão da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) da última quarta-feira (16), a deputada Isa Penna (PSOL) foi alvo de assédio e sofreu importunação sexual do deputado Fernando Cury (Cidadania).
A deputada protocolou ação contra Cury nesta quinta-feira (17) no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Alesp, que informou que vai avaliar o caso. A ação trata da “conduta inadequada e repugnante do parlamentar” e identifica o caso como importunação sexual e quebra de decoro e ética.
“Além do contato forçado, o toque ocorre em região íntima do corpo”, discorre o documento. “O acusado ao se aproximar da deputada se coloca imediatamente atrás do seu corpo, tocando região íntima do corpo feminino.”
“O ato, para além de libidinoso, é cometido também sem qualquer tipo de anuência da deputada”, segue a ação.Diante do exposto, a deputada Isa Penna pede pela perda de mandato de Cury e aplicação das demais penalidades, quais sejam advertência e censura. A ação foi protocolada nesta quinta-feira (17).
Ainda nesta quinta, a deputada também registrou um boletim de ocorrência sobre o assédio sofrido na Alesp.