Manaus, 21/05/2022

Cultura e Entretenimento

Abertura do “Pintura ao Vivo no Largo 2022” acontece neste domingo (17)

Abertura do “Pintura ao Vivo no Largo 2022” acontece neste domingo (17)
13/04/2022 11h10

Após dois anos sem acontecer em virtude da pandemia de Covid-19, a programação tradicional do projeto cultural “Pintura ao Vivo no Largo”, realizado no Largo de São Sebastião, um dos principais pontos turísticos do norte do Brasil, será retomada no próximo final de semana.

As manhãs dos domingos de 17 e 24 de abril e 01 e 08 de maio, serão marcadas por um dos principais projetos de Artes Integradas da Região Norte. Pintores, escultores, grafiteiros, músicos, artistas circenses, fotógrafos, poetas e desenhistas estarão reunidos novamente para apresentar ao público local e para turistas, o potencial e a relevância cultural da produção artística local, através da beleza e do requinte de suas obras.

A presidente da Associação de Cultura do Estado do Amazonas (ACEAM), a artista Rosa dos Anjos, fala sobre a importância do “Pintura ao Vivo no Largo” e sobre a visibilidade que o projeto dá para os artistas locais.

“A primeira edição do “Pintura ao Vivo no Largo” aconteceu em 2014, sob as bençãos e apadrinhamento do mestre Moacir Andrade. Desde lá, diversos momentos marcaram o projeto e transformaram a vida de inúmeros artistas, que ganharam visibilidade e conquistaram espaço de destaque em exposições nacionais e internacionais. Mais de 150 artistas já participaram das edições anteriores. A edição 2022 traz consigo diversos fatores que enobrecem a classe artística, revelando a consolidação desta mostra de artes integradas, que é uma conquista dos artistas e também da sociedade”, explica Rosa dos Anjos.

Para o produtor cultural Wagner Moreira, a cultura mostra seu potencial para transformar e impactar a sociedade neste momento de retomada.

“Diante do cenário pandêmico, a cultura se apresentou como um elemento imprescindível para a saúde mental. Antes o que era apenas uma opção, se tornou algo indispensável na vida das pessoas. Se as Lives foram essenciais naquele momento, hoje, a importância da retomada das atividades culturais presenciais é inquestionável. O “Pintura ao Vivo no Largo 2022” assume este compromisso social, na construção de um movimento transformador”, afirma Wagner Moreira.

Este projeto foi contemplado pelo Programa Cultura Criativa – 2021, “Prêmio Cultura em Rede”, do Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa – SEC.

Serviço:
O que: “Pintura ao Vivo no Largo 2022”
Quando: 17 e 24 de abril e 01 e 08 de maio, das 8h às12h.
Onde: Largo de São Sebastião
Quanto: Evento gratuito

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.