Manaus, 29/04/2024

Amazonas

APÓS DENÚNCIAS WILSON LIMA ANUNCIA MEDIDAS PARA SAÚDE NO AM

Hospital Francisca Mendes Foto: Valdo Leão
Hospital Francisca Mendes Foto: Valdo Leão
20/12/2019 15h01

Após o caos na saúde pública do Amazonas, com salário atrasados e crianças morrendo na fila de espera por cirurgia cardíaca, sair em rede nacional de televisão, o governador Wilson Lima anunciou medidas de emergência para amenizar a crise. Em coletiva concedida na manhã desta quarta-feira (20), na sede do Governo do Estado, o jornalista também fez questão de rebater ao que ele chamou de “notícias falsas”.

Wilson afirmou que três salas cirúrgicas estão funcionando no Francisca Mendes, além disso, vão iniciar processo de chamamento público para contratação de cirurgias cardíacas junto à iniciativa privada. Mas a medida mais urgente foi a parceria com o Hospital da Criança de São José do Rio Preto (SP) e a fundação americana Children’s HeartLink, onde vão operar quatro pacientes do Amazonas por semana.

“Neste momento os médicos do Francisca Mendes estão avaliando os pacientes que vão embarcar para São Paulo. O estado vai custear as despesas dos transportes através do TFD e la o hospital vai custear através do SUS com o apoio dessa fundação os procedimentos cirúrgicos. A previsão é que cada criança fique em São Paulo em media 21 dias em um abrigo disponibilizado pela instituição”,

Entre outras medidas Wilson Lima afirmou também que  a partir de janeiro o Governo do Amazonas vai fechar uma parceria com o Instituto do Coração de São paulo e também um orçamento de R$ 45 milhões para a Susam em 2020. “Essas medidas serão fundamentais para reduzir a fila de espera que temos no Francisca Mendes”, completou.

Acompanhe a entrevista completa: 

 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.