Manaus, 29/04/2024

Destaques

APÓS FRASE NAZISTA EM DISCURSO, SECRETÁRIO NACIONAL DE CULTURA É EXONERADO

Foto: Nelson Almeida/ Agence France-Presse/ Getty Images
Foto: Nelson Almeida/ Agence France-Presse/ Getty Images
17/01/2020 15h31

Após copiar frases de um discurso nazista em um pronunciamento oficial da pasta, o secretário especial de Cultura, Roberto Alvim foi exonerado do cargo, pelo presidente Jair Messias Bolsonaro. A informação foi confirmada pela assessoria na manhã desta sexta-feira, 17/01.

Tudo começou, depois que um vídeo foi divulgado para anunciar o Prêmio Nacional das Artes (uma iniciativa que irá destinar mais de R$ 20 milhões para fomentar a produção artística nas cinco regiões brasileiras). No vídeo Alvim usa uma citação do ministro de propaganda da Alemanha nazista, Joseph Goebbels. Além disso, o vídeo traz como fundo musical a ópera “Lohengrin”, do compositor alemão celebrado pelo nazismo Richard Wagner.

Quem não gostou nada do que aconteceu, foi o mentor de Alvim, o ideólogo Olavo de Carvalho. Em entrevista a Rádio Gaúcha, Carvalho lamentou a declaração de Roberto Alvim.

Roberto Alvim apesar de ter negado ter conhecimento da frase de Goebbels, disse que concorda com ela e que o discurso teria sido escrito em um “brainstorming”. No entanto, a finalização do texto foi dele.

A notícia tomou proporções internacionais. O New York Times, disse que “o principal funcionário da cultura do Brasil foi demitido por evocar a propaganda nazista”. No El Mundo, uma matéria publicada no site dava também destaque ao fato: “Bolsonaro demitiu o Secretário de Cultura depois de compartilhar um vídeo oficial com referências nazistas”. E no site da CNN diz que Roberto “foi demitido depois de parecer citar o líder nazista Joseph Goebbels em um vídeo.”

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.