Manaus, 29/04/2024

Cidade

BASE DO CETI PRECISA DE APOIO VOLUNTÁRIO PARA CONTINUAR A OFERTAR ATIVIDADES AOS ABRIGADOS

30/04/2020 14h12

A base de acolhimento provisório do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Áurea Pinheiro Braga, na Compensa, zona oeste, precisa da colaboração voluntária de assistentes sociais, psicólogos, profissionais de educação física e educadores sociais e terapeutas ocupacionais para manter e criar atividades para a população em situação de rua atendida naquele local. A base foi criada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), como estratégia de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus entre esse segmento da população.

 

A base atende a 120 pessoas em situação de rua com pelo menos três refeições diárias (café, almoço e jantar), serviços de higienização,  atendimento psicossocial e acolhimento. Como são frequentes os casos de dependência química entre os abrigados, uma série de atividades, como rodas de conversa, campeonato interno de futebol e oficinas, são realizadas com objetivo de reduzir a ansiedade dos acolhidos e fortalecer os vínculos do grupo.

A gerente de Alta Complexidade da Seas, Ana Paula Angiole, que coordena o abrigo emergencial, ressaltou que o apoio destes profissionais ajudará muito o trabalho que vem sendo realizado no Ceti Áurea Pinheiro Braga. “Nessa semana mesmo, nós tivemos uma simples oficina de pintura de vasos, e eles amaram tanto que já pediram que toda a semana tenha uma”, disse, fazendo um apelo a quem puder doar terra preta, sementes ou mudas de plantas para deixar os produtos no próprio Ceti. Os vasos serão usados na decoração daquele espaço.

 

De acordo com Angiole, igrejas evangélicas estão dando sua contribuição, com membros indo ao local fazer cultos, rodas de conversa, leituras bíblicas, destacando que isso contribui para reduzir a ansiedade dos acolhidos. A assistente social informou que, majoritariamente, o público que se encontra no Ceti é formado por homens com dependência química que estão sem usar substâncias aditivas, o que provoca crises de abstinência.

 

“A abstinência é alta, e eles precisam extravasar de alguma forma esse desejo, daí a necessidade de criarmos várias atividades para tirá-los da ansiedade”, frisou.

 

Os voluntários interessados em apoiar os trabalhos da equipe social do Ceti podem se dirigir ao Ceti Áurea Pinheiro Braga, na avenida Brasil, s/nº, Compensa III.

 

Com informações da assessoria

 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.