Manaus, 30/04/2024

Amazonas

COLETA DE RECICLÁVEIS DÁ CONTINUIDADE A AÇÕES DE GESTÃO AMBIENTAL NA IMPRENSA OFICIAL

Papel para reciclagem Foto:  Divulgação/Impeam
Papel para reciclagem Foto: Divulgação/Impeam
09/05/2019 14h15

Coleções passadas do Diário Oficial do Estado (DOE) e documentos antigos em papel ofício foram recolhidos na sede da Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (Impeam), na manhã desta quinta-feira (09/05). A ação faz parte da implantação de sistemas de gestão ambiental no órgão, atendendo a iniciativa e determinação do diretor-presidente, Mário Aufiero. O material coletado por associações de catadores será destinado à reciclagem e reaproveitamento.

O material foi recolhido do setor de Almoxarifado da Imprensa Oficial, que tinha boa parte de seu espaço comprometida com os periódicos e documentos acumulados. “Depois que isso aqui ficar desocupado, vamos ter espaço para receber novos arquivos”, disse Osvaldo Amorim, funcionário do setor.

Os descartes foram levados em caminhão baú até o galpão de reciclagem das Associações de Catadores de Coleta Seletiva, no bairro Armando Mendes, zona Leste de Manaus. De acordo com Ivanete Brito, presidente de uma das associações do local, toda essa matéria prima gera renda para os catadores do galpão.

“Depois da triagem, a gente divide o material entre papel e jornal, e cada matéria prima vai ser vendida em locais diferentes. O papel jornal vai para granjas virar forma de ovos, e o papel ofício vai ser encaminhado para empresas que trabalham com celulose em Manaus, e virar papel toalha ou papel higiênico”, ressaltou ela.

Sustentabilidad

A implantação de sistemas de gestão ambiental na Impeam visa dar solução à problemática de escoamento e destino dos excedentes dos jornais produzidos diariamente. A iniciativa abrange trabalhos de descarte e reaproveitamento de materiais, cursos e ações de conscientização sobre temas como reciclagem e sustentabilidade.

Uma das primeiras ações do processo foi um curso de gestão ambiental, oferecido aos trabalhadores da autarquia pela Secretaria de Administração e Gestão do Estado (Sead). Entre os participantes esteve Andréa Rolim, funcionária da Controladoria e Ouvidoria da Impeam, que se interessou pela proposta e agora executa o aprendizado promovendo ações de reaproveitamento do lixo e o seu correto descarte.

“Foram sete dias de curso de gestão ambiental que me ajudaram a trazer soluções recicláveis para o maior problema enfrentado hoje em dia no meu local de trabalho: o material excedente (a sobra) dos jornais do Diário Oficial, que são de coleções antigas até as do ano passado e que estão amontoadas ocupando grande parte do almoxarifado. Depois, levar todo esse material para o destino correto de descarte”, enfatizou Andréa.

Os exemplares considerados excedentes datam de coleções dos anos de 2008 a 2018. Atualmente, o Diário Oficial tem uma tiragem média de 220 exemplares/dia. Mas esse número já foi bem maior, de acordo com Laura Ângela, responsável pelo setor de circulação dos jornais.

“Nós temos que produzir uma demanda maior do que nossas assinaturas, porque podemos receber pedidos extras e temos que atender aos clientes. Por isso os exemplares vão sobrando. Uns cinco anos atrás, a tiragem dos jornais era maior, chegava até a 300. O que sobrava era guardado no almoxarifado até hoje”, informa ela.

Conscientização

As ações da gestão ambiental não ficam apenas no descarte de papel, como aponta Andréa. “Outra ação a ser feita dentro da Imprensa Oficial é a conscientização das pessoas sobre o correto descarte do material plástico, como copos de café e de água. Além disso, também está programada a compra de lixeiras para a coleta seletiva de lixo”, enfatizou.

Com a implantação do sistema de gestão ambiental, a Impeam visa finalmente reduzir o impacto ambiental de suas atividades, diminuindo a produção de rejeitos e o uso de recursos naturais.

“A reciclagem do lixo é uma realidade no país e em todo o mundo. Medidas deste porte contribuem para a sustentabilidade da nossa sociedade e do nosso planeta. Todo esse trabalho que está sendo implantado na Imprensa Oficial pode servir de exemplo para outros órgãos. Quem ganha somos todos nós: preservamos o meio ambiente, ajudamos outras pessoas e também deixamos nosso local de trabalho mais limpo e organizado”, concluiu o diretor-presidente Mário Aufiero.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.