Manaus, 29/04/2024

Cultura e Entretenimento

Coreógrafo do Garantido ensina passos de boi-bumbá para famosos no Programa Domingão com Huck, da Rede Globo

Coreógrafo do Garantido ensina passos de boi-bumbá para famosos no Programa Domingão com Huck, da Rede Globo
25/03/2024 11h45

O parintinense Élio Siqueira, coreógrafo do Boi Garantido, foi um dos instrutores convidados para preparar as personalidades concorrentes no quadro “Dança dos Famosos”, da Rede Globo, que celebrou ritmos regionais brasileiros.

O quadro do programa “Domingão com Huck” apresentou, no fim da tarde deste domingo (24), o grupo de quatro atores que estão concorrendo e dançaram o boi-bumbá.

Sob a orientação de Élio Siqueira, o grupo “C” que participa da “Dança dos Famosos”, apresentado por Luciano Huck, tem como competidores os atores globais Amaury Lorenzo, Klara Castanho, Henrique Dias e apresentadora e influencer Talitha Morete.

De acordo com Siqueira, o convite para participar como um dos coreógrafos do quadro partiu do coreógrafo geral da Dança dos Famosos, Marcelo Grangeiros, em setembro do ano passado quando Élio participava de uma oficina no Centro de História Prática da Dança do Brasil, em São Paulo, pelo Liceu de Artes e Ofícios “Cláudio Santoro”, unidade de Parintins.

Élio Siqueira chegou nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, no dia 11 e ficou até 21 de março atuando diretamente no Centro de Treinamento da emissora, para preparar os competidores do grupo “C” para a disputa de dança, sendo o principal orientador no ritmo de boi-bumbá.

Durantes essas duas semanas Amaury Lorenzo, Klara Castanho, Henrique Dias e Talitha Morete receberam aulas sob a supervisão direta de Élio Siqueira, sendo que o quadro de disputa de dança é composto, além do boi-bumbá, dos ritmos de Quadrilhas do Maranhão, Samba e Danças Gaúchas.

Para a competição, as toadas de boi-bumbá executadas foram “Vermelho” de Chico da Silva, pelo Boi Garantido e “Ritmo Quente” do Grupo Canto da Mata, pelo boi contrário.

“A gente sabe que o boi é tão conhecido mundialmente, e ao mesmo tempo, tem pessoas que não conhecem e vai passar a conhecer a partir de agora. Então, a importância de levar o nosso ritmo para pra lá (Rede Globo) é fundamental para o próprio crescimento do boi-bumbá de Parintins, que vai ser projetado ainda mais, de uma maneira grandiosa, dentro de um programa de maior audiência, que é o Domingão com o Huck”, ressaltou Siqueira, destacando também um pouco dos bastidores dos ensaios. “Quando tocava a toada, eles já conheciam, eles cantavam a toada Vermelho e isso pra gente é de grande importância. Isso só vai engradecer mais a nossa cultura”, revelou.

Sobre Élio Siqueira
Élio Siqueira é coreógrafo oficial do Boi-Bumbá Garantido de 1997 a 2017, instrutor de dança na “Universidade do Folclore Paulinho Farias” (Escola de artes do Boi Garantido) de 2009 a 2014, instrutor de dança no Liceu de Artes e Ofícios “Cláudio Santoro” – Unidade Parintins, foi também coreógrafo do boi contrário em 2018, trabalhou em projetos sociais como o “Projeto Pelotão Mirim” sendo instrutor de dança, participou de alguns festivais da região como Çairé, em Alter do Chão, entre 2000 a 2007, Festival Folclórico de Presidente Figueiredo, Festival Folclórico de Nova Maracanã – Faro, de 2009 a 2018.

Foi jurado no Festival de Quadrilhas de Faro, participou do Festival de Quadrilhas de Faro em 2017.

Trabalhos pelo Boi Garantido
Várias coreografias de palco como Zuruahá, Suruí Paeté, Pajé dos Pajés e coreografias de arena como Tribão e Tribos coreografadas.

Trabalhos pelo boi contrário
Coreografias de palco como É Dia de Boi, Festança Multicultural, Dowari – O caminho dos Mortos em 2018.

Coreografias de Arena
Tribão e Tribos coreografadas, “O Cativo “.

Coreografias de palco em 2019
A Vida Me Fez Caprichoso, Mistura de Um Povo, Rainha do Povo Azulado, Neñia- As Três Preces e Favorável Sentença. Coreografias de Arena pra 2019: Mistério/ Segredo.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.