Manaus, 11/05/2024

Amazonas

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UEA ENSINA POPULAÇÃO A CONSTRUIR CASAS

Construção de casas Foto da Shopify Partners do Burst
Construção de casas Foto da Shopify Partners do Burst
21/06/2019 13h00

Acadêmicos e professores do curso de Engenharia Civil da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) promovem na comunidade do Cacau Pirêra, localizada em Iranduba, curso de construções de casas para a população no período de 24 de junho a 6 de julho. A iniciativa “Como Construir Minha Própria Casa” faz parte do Projeto de Extensão da UEA “Prática Recomendada para Execução de Casas Populares de Alvenaria Utilizando Mão-de-obra da Comunidade”, que visa transferir conhecimento para pessoas que necessitam ter sua casa própria, por meio de uma construção de baixo custo.

O curso ofereceu 24 vagas para participantes acima de 15 anos de idade, com vagas já encerradas, e acontece na Congregação Presbiteriana do Cacau Pirêra, com aulas de segunda a sábado, além de contar com 43 alunos voluntários dos cursos de Engenharia Civil, Arquitetura e Engenharia Elétrica.

Para o coordenador do projeto e professor da UEA, Francisco dos Santos Rocha, o objetivo do trabalho é levar o conhecimento da Universidade à comunidade para que eles construam suas próprias moradias populares. “Todos os alunos envolvidos estão conscientes da sua contribuição para as comunidades, que é um pouco do que precisa ser feito”, disse o professor.

Já a estudante do Curso de Engenharia Civil, Aline Coelho, explica que projeto existe há um ano e atuou nos bairros Redenção e Educandos, em Manaus. “A importância do projeto é essa troca de conhecimento. A nossa universidade é pública e a população paga seus impostos. O que fazemos é retribuir o conhecimento que adquirimos de uma forma mais prática”, disse a acadêmica.

Sobre o projeto

O projeto foi criado a partir da concepção de que muitas residências são construídas sem as devidas adequações, pelo fato, de que, quem as constrói são os próprios proprietários do imóvel, que na maioria das vezes não têm noções de construção civil.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X