Manaus, 29/04/2024

Amazonas

EMPREGOS NO AMAZONAS TEM SALDO POSITIVO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019

FOTO: Divulgação / Setrab
FOTO: Divulgação / Setrab
04/08/2019 23h47

O Ministério da Economia, divulgou no final do mês de julho que cerca de 408 mil empregos foram criados, em todo Brasil, no primeiro semestre de 2019.

Destacando o Amazonas, ainda de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia, no primeiro semestre deste ano, foram criados 5.509 empregos com carteira assinada. E só no mês de junho, foram abertas 1.683 vagas de trabalho.

De acordo com a titular da Secretaria de Estado do Trabalho do Amazonas (Setrab), Neila Azrak, o cenário é de otimismo para quem buscar emprego no segundo semestre. Além disso ela afirma que os dados do Caged representam um alto crescimento para o estado. “Os números mostram que o Amazonas esteve bem acima da média nacional. Enquanto o Brasil teve uma variação positiva de 0,13%, o estado do Amazonas mostra, no mês de junho, uma variação positiva de 0,37% se comparados os trabalhadores admitidos com os trabalhadores demitidos”.

Neila destacou ainda que a expectativa para o segundo semestre é positiva para quem buscar emprego nesse período. “Geralmente o mercado de trabalho apresenta maior crescimento no número de empregos e admissões no segundo semestre de cada ano, portanto, o cenário é de grande otimismo para quem busca uma oportunidade de inserção ou reinserção no mercado de trabalho”, disse.

Dos oito setores da economia, seis fecharam o mês de junho com saldo positivo no estado. A Indústria de Transformação foi a principal responsável pelo resultado, com abertura de 509 postos. Os outros setores que tiveram saldo positivo foi o da Construção Civil, Serviços, Comércio, Serviços Industriais de Utilidade Pública e Agropecuária.

Dentre eles, o que mais se destacam e que contribuíram de forma positiva na contratação de novos trabalhadores, são o setor de Serviços, seguido da Indústria de Transformação, a Construção Civil e o Comércio.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.