Manaus, 29/04/2024

Amazonas

EQUIPE DE BASQUETE DO AMAZONAS ESTREIA JOGOS UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS (JUBS) COM VITÓRIAS EM MANAUS

Fotos: Mauro Neto / Sejel
Fotos: Mauro Neto / Sejel
07/08/2019 15h40

Começaram as competições da Conferência Norte dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) e, no primeiro dia, as equipes de basquetebol feminino e masculino do Amazonas, deram um show nesta terça-feira (06/08), vencendo os times adversários. O evento é realizado pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel).

“O esporte universitário cada dia surpreende mais e o Amazonas mostrou força e garra neste primeiro dia de competições. Acredito no potencial dos nossos atletas e sei que teremos excelentes jogos no Regional”, comentou o secretário da Sejel, Caio André de Oliveira.

A equipe de basquetebol feminino do Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa), teve a primeira vitória do Amazonas na competição, atropelando o time da Universidade Federal do Amapá (Unifap) por 123 a 15.

Feliz pela primeira conquista no Regional, a armadora e capitã do time, Camila Reis, falou sobre a expectativa para a competição. “Foram meses de treino e preparação para a Conferência Norte. A equipe está entrosada, a vontade de vencer sempre vai prevalecer e vamos buscar essa classificação dentro de casa. Mesmo com a vantagem de ter uma torcida que nos apoia, sabemos da responsabilidade de representar o Amazonas, então vamos buscar essa classificação”, afirmou.

Para o técnico da equipe, Bruno Parente, o foco será a chave para o bom desempenho do Amazonas na competição. “As meninas tem muito talento e já tem bastante experiência no JUBs. Em 2018, alcançamos o primeiro lugar nas etapas estadual e regional, e ficamos entre as sete melhores equipes do Brasil nos Jogos. Mesmo com esse histórico, nossas principais armas serão o foco e a determinação do time no objetivo principal, que é o passaporte para a etapa nacional, em Salvador. Sabemos da qualidade das outras equipes, mas buscaremos repetir o feito do ano passado e chegar à fase nacional”, explicou.

Vencendo o Centro Universitário Unimeta, o time de basquete masculino do Ciesa  venceu o time acreano por 54 a 43. Satisfeito com a atuação da equipe, o ala/armador Matheus Robustelli falou da expectativa para os próximos duelos. “A vitória de hoje serviu de estímulo para que continuemos dando o nosso melhor sempre. Vamos focar na competição e trazer orgulho para o Amazonas”, garantiu o atleta, que lembrou que o grupo vai manter os pés no chão. “Temos grandes jogos pela frente e sabemos que para garantir uma vaga na etapa nacional precisamos conquistar o nosso espaço. Contamos com a torcida amazonense, que fará muita diferença”, garantiu.

Quem também estreou na competição foi a equipe de voleibol feminino do Ciesa, que acabou tropeçando no primeiro jogo e foi derrotada pela Estácio Amazônia, de Roraima, por 3 sets a 2, com parciais de 25/22 (1º) e 25/17 (2º) para o Amazonas e 25/21 (3º), 25/21 (4º) e 15/13 (5º) para a equipe roraimense.

Mesmo com o resultado desfavorável, o técnico Ângelo Nascimento avaliou a atuação do time como positiva. “Este foi apenas o primeiro jogo e ainda teremos muito trabalho pela frente. O grupo passou por uma reestruturação, mas está unido, focado, tem talento e com certeza buscaremos os melhores resultados nas próximas partidas”, destacou.

Para a presidente da Federação Amazonense Universitária de Desporto (Faud), Lílian Valente, o primeiro dia de Jogos superou as expectativas. “A competição está bem tranquila, graças a Deus, com tudo funcionando a contento e do jeito que foi planejado”, ressaltou ela,

E falando sobre as vitórias da competição desta terça-feira (07/08), Lílian disse que as equipes deram um show. “O basquetebol feminino deu show e venceu com um placar alargador. Da mesma forma fez o basquete masculino, que também saiu vitorioso.  Infelizmente o vôlei feminino não teve sucesso, mas jogaram muito bem e ainda tem muita coisa pela frente. Hoje tivemos um primeiro dia positivo não apenas do evento em si, mas também por conta do desempenho das equipes amazonenses”, concluiu.

Locais de Disputa

No segundo dia das competições, entre os locais de disputas estão o ginásio Reneé Monteiro, localizado no bairro Chapada, zona centro-sul, com a modalidade voleibol; a Arena Poliesportiva do Amazonas (Amadeu Teixeira), localizada no bairro Flores, zona centro-sul, com o basquete; o ginásio do Atlético Rio Negro Clube, localizado no bairro Centro, zona sul, com a modalidade handebol; e a Vila Olímpica de Manaus, no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste, com o futsal.

Fases

Desde o ano passado, os JUBs passaram a ser realizados em três fases. Em Manaus, a fase estadual ocorreu de 1º a 31 de maio. Esta etapa regional teve início na segunda-feira (05/08) e segue até o sábado (10/08). As equipes classificadas participarão da fase nacional, que será realizada de 21 a 28 de outubro em Salvador – BA.

Participação

Com a participação de aproximadamente 800 atletas universitários de 28 instituições de ensino superior público e privado, a Etapa Regional do JUBs conta com a participação dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.