Cultura Amazônida

Espetáculo adaptado promove inclusão para crianças com disfunções sensoriais

Espetáculo adaptado promove inclusão para crianças com disfunções sensoriais

A inclusão e democratização ao teatro serão promovidas pelo projeto ‘Infância a Arte da Inclusão’ ao apresentar o espetáculo adaptado “Conte e Cante pra Todos”, que será realizado com adaptações técnicas para crianças com disfunções sensoriais e seus familiares. O espetáculo acontece no próximo dia 20/12, no Quality Hotel, Adrianópolis. Os ingressos podem ser adquiridos, gratuitamente, a partir do dia 12/12, pelo site www.sympla.com.br.

Com proposta inovadora, o espetáculo criará um ambiente adequado sensorialmente com adaptações técnicas para o teatro, como a redução de níveis de som e iluminação, além de distribuição de kits de estimulação e espaços de relaxamento. Em três sessões de uma hora, as histórias do espetáculo contam com temáticas positivas e encorajadoras e levam em consideração o enredo claro e objetivo.

“Queremos incluir e levar o teatro para um público que geralmente não é assistido e estamos fazendo as adaptações necessárias para oportunizar essa experiência única. Este projeto busca exatamente oferecer a oportunidade de democratizar a ida ao teatro, com adaptações técnicas, criação de espaços sensorialmente agradáveis e capacitação de toda a equipe. Visa criar um ambiente confortável e amigável para que as crianças possam experienciar a alegria de uma apresentação ao vivo, junto de seus familiares”, destacou a idealizadora do projeto Carla Teixeira.

Voltado para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), entre outras condições, o espetáculo contará com atenção em detalhes, como o início das apresentações. “As crianças e seus familiares serão orientados a se direcionar ao teatro, e pela preocupação em não gerar ansiedade, o espetáculo iniciará pontualmente no horário definido”, explicou Carla.

A equipe envolvida no projeto é capacitada profissionalmente para desenvolver as atividades e garantir conforto e segurança às crianças e seus familiares. O projeto segue, ainda, as recomendações sanitárias no enfrentamento à Covid-19. Além de o espetáculo contar com a presença de um tradutor de libras.

Contemplado pelo Edital Manaus Conexões Culturais – Lei Aldir Blanc, promovido pela Prefeitura de Manaus, o projeto ‘Infância a Arte da Inclusão’ é uma idealização da Suanam Produtora Cultural em parceria com a Companhia de Teatro Metamorfose.

Kit

Na entrada do teatro, as crianças serão recepcionadas com um kit de boas vindas para estimulação sensorial e aliviar o stress dos pequenos. Receberão também folder com QR Code para preenchimento posterior de um questionário, através do qual serão medidos os níveis de satisfação atingidos e sugestões de melhorias. Também serão disponibilizados máscaras descartáveis e álcool em gel e os lugares serão demarcados, seguindo a regra do distanciamento social.

Espaços

No hall do teatro serão montados dois ambientes. O primeiro destinado a atividades artísticas: desenho, escultura em massinha e leitura de livros. O outro, destinado a ser um local mais calmo e relaxante, com tapetes, almofadas, pufs e bichinhos de pelúcia, elementos sensorialmente calmantes. Estes locais servem para as crianças se auto regularem e são livres para serem usados a qualquer momento.

Via Assessoria