Manaus, 29/04/2024

Cidade

IGREJAS REABRIRÃO AS PORTAS A PARTIR DE 1° DE JUNHO

30/05/2020 13h30

A celebração de missas e cultos poderá voltar a ocorrer a partir desta segunda-feira (1°), o decreto foi anunciado pelo governador, Wilson Lima, na quarta-feira (27). A Frente Parlamentar Cristã da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), composta pelos deputados estaduais João Luiz (Republicanos), Felipe Souza (Patriota) e Dr. Gomes (PSC), teve participação direta na decisão e defende a importância dessa determinação para os fiéis.

Para Felipe Souza a medida vai trazer inúmeros benefícios à população, “as igrejas são hospitais da alma e da mente, muitas pessoas estão tendo problemas, principalmente nesse momento de confinamento em virtude de tudo o que estão assistindo sobre o coronavírus. Isso tende a trazer inquietação, depressão, a imunidade cai, e tem muita gente precisando desse acompanhamento e orientação espiritual”, explicou o parlamentar.

De acordo com o texto do projeto, as reuniões presenciais deverão seguir todos protocolos de segurança, previstos no decreto estadual, bem como as recomendações de prevenção da Organização Mundial de Saúde (OMS), como uso de máscara, a disposição de álcool em gel, funcionamento com apenas 30% da capacidade total da instituição religiosa, reuniões de uma hora no máximo, distanciamento entre os indivíduos, incluindo nos assentos, e para continuar atendendo pessoas acima de 60 anos e integrantes do grupo de risco para a Covid-19, as igrejas devem manter a realização dos cultos on-line.

Para o presidente e pastor da Comunidade Evangélica Luz e Vida (C.E.L.V.A), Caetano Moura, a reabertura dos cultos também reacende a comunhão entre os cristãos, “eu estou muito feliz porque no domingo dia 7, já vamos poder abrir nossa igreja. Sabemos de todos os cuidados que devemos ter e vamos seguir diligentemente as regras, álcool em gel na porta, uso de máscara, realização de dois cultos, um pela manhã outro pela noite, separação de um metro de cada irmão; vamos realmente tomar todos os cuidados porque sabemos que o negócio é sério, mas temos que continuar. A igreja tem que receber os irmãos, para orarmos, meditarmos na palavra, incentivarmos uns aos outros a permanecermos firmes nesse período de tanta turbulência emocional. Por aqui, vamos seguir tudo o que diz a lei porque não queremos fazer nada de errado. Que Deus abençoe todos aqueles que colaboraram e incentivaram para que isso fosse possível”, declarou o pastor.

O deputado Felipe Souza, avalia ainda que a participação dos pastores será de suma importância, para que todas as recomendações e medidas sejam cumpridas, “as igrejas vão poder contar com o comando dos pastores, que darão todas as orientações ao público, seguindo os protocolos de higiene, o uso de máscara e de distanciamento entre pessoas”, completou o parlamentar.

O presidente da Frente, deputado João Luiz, destaca que as igrejas se dedicarão inteiramente em seguir todas as normas sanitárias, “os cuidados essenciais e necessários deverão ser devidamente adotados. As igrejas estão empenhadas em atender as recomendações e cumprir todas as medidas de segurança. Tudo para assegurar a saúde dos frequentadores”, declarou João.

O deputado Dr. Gomes enfatizou que, uma vez seguidas as medidas necessárias, as igrejas vão poder exercer seu papel na sociedade, que é garantir a saúde espiritual ao cidadão. “O espírito também precisa de cuidados, e a igreja tem esse papel fundamental, de ajudar e contribuir com o crescimento espiritual das pessoas, seja com uma palavra amiga, seja por meio de orações”, disse.

Com informações da assessoria

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.