Manaus, 29/04/2024

Amazonas

JUIZADO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE INFRACIONAL LANÇA PROJETO “INFORMAR PARA PREVENIR”

Juízes do da Infância e Juventude Infracional  Fotos: Chico Batata
Juízes do da Infância e Juventude Infracional Fotos: Chico Batata
21/05/2019 10h00

O Juizado da Infância e Juventude Infracional (JIJI) do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) lançou nesta segunda-feira (20) o Projeto de Intervenção “Informar para prevenir”. A ação interventiva é direcionada aos adolescentes que se encontram privados de liberdade na Unidade de Internação Provisória (UIP) e alcançará também os familiares dos internos, os funcionários do Juizado e da referida unidade de internação. O início das atividades do projeto contou com a participação o juiz titular do JIJI, Eliezer Fernandes Júnior, do inspetor geral do Juizado, Élcio Simões e da assistente social Denise Fonseca.

O projeto tem caráter informativo e relaciona as datas comemorativas com assuntos do cotidiano dos adolescentes envolvidos, fazendo uma conexão com a busca da reintegração na sociedade. Na palestra de lançamento, nesta segunda-feira, o tema abordado foi “Família”, em virtude ao Dia Internacional da Família, comemorado em 15 de maio.

De acordo com o juiz titular do Jiji, Eliezer Fernandes Júnior, as atividades do projeto vão ser realizada na Unidade de Intervenção Provisória, que funciona no mesmo complexo do Juizado, na avenida Desembargador João Machado, bairro Alvorda, zona Centro-Oeste, sempre nas principais datas comemorativas. “A ideia é que todas as datas comemorativas sejam lembradas e trazidas de um jeito que os adolescentes que estão internados provisoriamente, suas famílias e os funcionários possam participar e refletir com as comemorações. É salutar que os jovens infratores participem de ações dessa natureza em busca da ressocialização”, enfatizou o juiz.

A assistente social Denise Fonseca reforça que as ações sociais do Projeto serão realizadas mensalmente e surgiram como forma de aproximar ainda mais o Judiciário da sociedade. “Nós entendemos que é necessário o Poder Judiciário, progressivamente, estar mais próximo da sociedade e do jurisdicionados para que assim sejam evitadas novas demandas como estas de adolescentes envolvidos com atos infracionais. Nosso objetivo é intervir na realidade destes jovens que se encontram aqui internados. Com esse trabalho estamos plantando uma semente que certamente dará bons frutos e contribuirá para transformar a vida desses jovens, de suas famílias, além de estreitar a parceria com a equipe técnica que trabalha na UIP, alcançando também os funcionários do Juizado”, explicou a assistente social.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.