Manaus, 29/04/2024

Amazonas

LABORATÓRIO DA MATERNIDADE ANA BRAGA ENFRENTA UMA SITUAÇÃO DE DESCASO E ABANDONO

Hospital Ana Braga Foto: Secom
Hospital Ana Braga Foto: Secom
06/02/2019 12h00

O laboratório da maternidade Ana Braga enfrenta uma situação de descaso e abandono há mais de 1 ano pelo governo. A demanda, comprovadamente, tem crescido e o quadro de funcionários permanece com déficit. Segundo a gerência, por várias vezes foi enviada à SUSAM documentação apontando a necessidade de novos funcionários para suprir tal demanda, incluindo quantitativo atual de funcionários e o total de exames realizados.

No entanto, diversas chamadas de aprovados no concurso foram realizadas e nenhuma vaga foi disponibilizada para a maternidade. O laboratório atende 3 andares de leitos, pacientes de UTI materna e UTIs neonatal, UCP, pré-parto, centro cirúrgico , além da emergência, todos 24h.

Os funcionários encontram-se em um estado de desamparo e desesperança por buscar soluções e não serem ouvidos.

Apesar disso, durante o plantão diurno uma quantidade insatisfatória de técnicos atende uma demanda muito alta e durante o plantão noturno frequentemente apenas 1 técnico está escalado. Esse cenário gera riscos na execução do trabalho ao sobrecarregar o funcionário.

Sobrecarga essa que por sua vez tem ocasionado diversos problemas de saúde física e psicológica nesses funcionários que em um plantão de 12h, já excessivamente atarefados, não encontram tempo adequado para alimentação e descanso, precisando ainda lidar com humilhações.

A visita do secretário de saúde à unidade não foi eficaz em avaliar a real situação, visto que não foram feitas perguntas nem análises do setor do laboratório. Existe ainda a situação de total descaso e humilhação aos pacientes, que não recebem tratamento adequado, aguardando muitas horas sem que haja necessidade. Isso se reflete nos diversos casos que aparecem na mídia e em vários outros que ocorrem diariamente e atingem uma população carente e muitas vezes ingênua e sem instrução que não conhece seus direitos.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.