Manaus, 30/04/2024

Amazonas

MANÔBIKE TEM 111% MAIS PROCURA EM FEVEREIRO DO QUE NO MESMO MÊS DO ANO PASSADO

MANÔBIKE TEM 111% MAIS PROCURA EM FEVEREIRO DO QUE NO MESMO MÊS DO ANO PASSADO
01/04/2019 15h30

Criado para dar mais mobilidade à capital do Amazonas, o Manôbike, fruto da parceria entre a Prefeitura de Manaus e o Hapvida, teve um aumento de 111% na procura pelo serviço em fevereiro deste ano, realizando 701 viagens no mês, contra 332 no mesmo período de 2018. Para se ter uma ideia, já são mais de 16 mil viagens realizadas.

E como a capital já possui uma frota de mais de 700 mil veículos segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), cada vez mais é importante o uso de meios alternativos de transporte não poluentes e que visam à melhoria na qualidade de vida dos cidadãos.

O projeto já conta com 15 estações de retiradas de bicicletas, sendo as novas estações localizadas na rua Ramos Ferreira esquina com Major Gabriel; na avenida Sete de Setembro, no final da ponte de ferro, em frente ao mercado municipal Walter Rayol, no Terminal 1 (T1), na avenida Constantino Nery, próximo da Leonardo Malcher, e no Terminal 2 (T2), na Cachoeirinha, na avenida Manicoré, esquina com Carvalho Leal.

A estação que funcionava antes na rua Miranda Leão foi transferida e está implantada agora na Praça da Matriz, mais próximo do terminal. Sábados e domingos são os dias de maior uso do modal, e o horário preferido pelos usuários é o das 16h às 18h. As estações com maior número de retiradas e bikes devolvidas são as que ficam ao lado do Teatro Amazonas e nas proximidades do Parque Jefferson Péres.

A ideia de ter as estações das bicicletas compartilhadas é facilitar a integração e conexões entre modais de transporte, para que o uso seja voltado para mobilidade urbana e deslocamentos dentro da cidade, seja para o trabalho, estudo ou lazer.

Segurança

Para segurança, conforto e melhor mobilidade aos ciclistas, a Prefeitura de Manaus implantou 14,5 quilômetros de ciclorrotas, com sinalização horizontal e vertical, num grande quadrilátero no Centro.

Vale destacar que as ciclorrotas indicam a presença e a preferência da bicicleta. Essa alternativa tem sido uma solução adotada por várias cidades para projetos de ciclomobilidade, sendo um modelo mais simples, fácil de implantar e com pouco impacto viário. Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Aracaju, Vitória, Curitiba e, agora, Manaus, possuem ciclorrotas.

Como funciona?

O sistema funciona de segunda-feira a domingo, das 6h às 23h, para retirada do equipamento, e 24 horas para devolução. No site www.manobike.com.br, o usuário pode se cadastrar e conhecer mais detalhes do projeto.

Após cadastro no aplicativo e/ou no site (www.manobike.com.br), o usuário da Manôbike tem a opção de adquirir o passe mensal (R$ 10) ou diário (R$ 5), e não paga valor adicional desde que use de acordo com as regras do projeto. De segunda a sábado, o uso pode ser de 60 minutos ininterruptos, quantas vezes por dia o usuário desejar, desde que respeite o intervalo de 15 minutos entre as viagens. Aos domingos e feriados, o uso passa a ser de 90 minutos.

As estações da Manôbike funcionam alimentadas por energia solar e são interligadas via sistema de comunicação sem fio, redes 3G e 4G, permitindo que estejam conectadas 24 horas por dia.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.