Manaus, 11/05/2024

Cultura e Entretenimento

Série de obras inéditas do artista visual Jandr Reis inspira nova estampa da Manart 

Foto: Rodrigo Valle/ Produção/Manart Galeria
Foto: Rodrigo Valle/ Produção/Manart Galeria
20/07/2021 17h00

Manaus- Nesta sexta (23), às 18h30, através do site www.manartgaleria.com ocorre o lançamento de mais uma estampa da Manart Galeria, cuja inspiração, desta vez, vem da obra `Encontro de Fartura`, que compõe uma nova série que está sendo produzida pelo artista visual Jandr Reis, que possui mais  30 anos de carreira  e uma trajetória significativa com exposições individuais e coletivas, nacionais e internacionais.

O artista  é natural de Óbidos,  município que fica a  779 Km da capital do Pará, Belém, mas é radicado no Amazonas, onde é reconhecido, na  cidade de Manaus,  devido suas produções mais populares: Picassianas (inspirada na obra Les Demoiselles d’Avignon, de 1907, do pintor espanhol Pablo Picasso), Orquidário, Grafite Amazônico.

De modo geral,  seu trabalho reflete, não só a sua qualidade técnica e artística e suas principais influências  mas também as memórias da sua infância e todo o  seu amor pela Amazônia, a sua principal fonte de inspiração e renovação de energias, que costuma estar sempre presente em seu processo criativo, que é fluido, natural, intuitivo, como tudo o que ele se dedica, sem a obrigação de ter que ser necessariamente  belo e perfeito, já que para ele, o verdadeiro  barato da vida, é  estar sempre em busca de algo reconhecendo-se como um grande  aprendiz.

Sobre a obra que inspira a estampa

A obra ‘Encontro de Fartura’ possui 200x320cm de dimensão e faz parte da série Jaraquiart (Uma série inédita e  também uma  homenagem do artista ao seu pai e suas memórias familiares).

Segundo a curadora da Galeria, a também artista visual, Hadna Abreu, “Em seu processo, Jandr Reis fixa o pano ainda sem o chassi (armação de madeira para estruturar a tela), na parede, e lá, inicia a pintura, onde usa tinta acrílica e esponjas para colorir e traçar o pano. Suas cores são frenéticas e suas linhas são agudas, dando a sensação de um dia típico  de calor amazônico, e as formas fazem referência à pescaria amazônica com canoas, lamparinas e jequis (armadilhas de pesca feitas de cipó por indígenas). Por possuir  grandes dimensões, o artista imerge em seu próprio trabalho, dando a impressão de que, se o pano não houvesse limites, ele continuaria a pintar, como um pescador otimista na imensidão dos rios.” Ressalta a curadora.

“Tem muitos peixes, muito colorido, muita fartura! E a fartura são muitas coisas! Momentos de alegria, encontros… pra mim, é isso! Cores são alegria, cores são encontros”.  Afirma, Jandr Reis.

Design e Técnica aplicada

“Fartura” traz consigo uma paleta de cores bastante interessante formada pelo  roxo, o verde e o amarelo,  e tem como principal figura, a imagem do peixe, símbolo da biodiversidade local, do trabalho, do alimento e da mesa farta Amazônica.

Segundo a designer de estampas, Anna Lôyde, a técnica aplicada na construção da  estampa ‘Fartura’ foi a (Rapport) em que o módulo é repetido lado a lado, encaixando-se perfeitamente e formando o efeito de padronagem.

“A vantagem dessa técnica, é que podemos repetir o padrão em qualquer tipo de superfície, o que facilita a aplicação em diversos tipos de produtos.” Explica, Anna.

“Queremos oferecer ao público uma camisa com uma identidade amazônica, queremos trazer e contar histórias. O trabalho do Jandr Reis é essa energia frenética que sentimos ao saborear o peixe amazônico. Esta obra é uma memória viva do nosso cotidiano. Vestir a camisa não só é um ato de resistência, mas também, uma forma de demonstrar amor e orgulho pela nossa cultura” Afirma Hadna Abreu.

Expectativas do artista para o Lançamento

“Eu tô torcendo para que o resultado seja maravilhoso e que dê tudo certo para ambos e que o público goste do Jaraquiart, que, por sinal, a Manart tá lançando em primeira mão… Afinal, o Jaraquiart é novidade, eu ainda não fiz nenhuma exposição, mas a Manart saiu na frente, está em primeiro lugar até o momento (risos). Vamos torcer para que o público goste,né?! Tô aqui na torcida.”Declara o artista.

Lançamento do novo Episódio no Youtube

Além de todas as atividades nas redes sociais, a Manart vem produzindo uma série de vídeos curtos com os artistas da galeria e disponibilizando-os na íntegra,  em seu canal no Youtube. O objetivo  é conectar artista e público através de uma narrativa poética e sensível que revele detalhes sobre artista/obra e processo criativo.

O sétimo episódio da série #ArtistasManart produzido com o artista visual Jandr Reis vai ao ar nesta quarta (21), a partir das 18h30 (Horário de Manaus).

Para assistir, basta acessar o link: https://bit.ly/CanalYtManart  

Loja Virtual

O primeiro lote de produtos a ser disponibilizado pela galeria são 40 camisas nos modelos tradicional e baby look, nos tamanhos PP ao 2X.

Duas semanas após o lançamento entra em estoque, as máscaras de proteção. E no mês de setembro, serão comercializadas as cadernetas.

Para + Informações, acesse o site  www.manartgaleria.com

Edital Prêmio Feliciano Lana

O projeto de Expansão da Manart Galeria foi contemplado pelo edital emergencial Prêmio Feliciano Lana/Lei Aldir Blanc e conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e do Governo Federal, via Secretaria Especial da Cultura.

SERVIÇO

O QUE É? Lançamento da Estampa ‘Fartura’- Uma parceria da Manart Galeria com o artista visual Jandr Reis

QUANDO? Sexta-Feira (23 de Julho)

ONDE? www.manartgaleria.com e Redes Sociais

QUAL HORÁRIO?  18h30 (Manaus)

REDES SOCIAIS

instagram: www.instagram.com/manartgaleria

Facebook: www.facebook.com/manartgaleria

Youtube: https://bit.ly/CanalYoutubeManart

Créditos: Fotografias do Artista (Rodrigo Valle); Vídeo-Episódio (Produção Manart Galeria e Rodrigo Valle) e Fotografias da Obra (Produção/Manart Galeria).

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X