Manaus, 29/04/2024

Amazonas

SUSAM REALIZA 3º SEMINÁRIO ESTADUAL DE HUMANIZAÇÃO

SUSAM REALIZA 3º  SEMINÁRIO ESTADUAL DE HUMANIZAÇÃO
27/11/2018 20h30

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam), por meio Núcleo de Humanização, realizou, nesta terça-feira (27/11), o 3º Seminário Estadual de Humanização. O evento foi realizado no auditório do Centro de Tecnologia do Amazonas (Cetam) e conta com palestras e exposição de casos de sucesso relacionados ao processo de humanização do sistema de saúde no Estado.

De acordo com a coordenadora do Núcleo Estadual de Humanização da Susam, Ana Karla Pimenta, o Seminário tem o objetivo de divulgar experiências exitosas vivenciadas em unidades de saúde no Amazonas, no sentido de “fortalecer as práticas humanizadas de atenção e gestão, seguindo as diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH) do SUS, do Ministério da Saúde”, explicou.

Programação – O evento iniciou às 8h com a palestra magna “Apoio Institucional: Desafios e  Potencialidades. O papel do Apoiador Institucional da Política Nacional de Humanização – desafios e possibilidades”, ministrada pela psicóloga e apoiadora institucional da PNH, Maria da Fé Bueno.

Em seguida, houve a apresentação de quatro experiências de humanização desenvolvidas em unidades da rede de saúde do Estado. As apresentações são feitas por Shirley Fragoso, enfermeira, atuante no serviço de endoscopia e integrante da Comissão de Humanização da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (Fcecon); Fabiane Aguiar, psicóloga na Unidade de Atenção Psicossocial e membro da Comissão de Humanização do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV); Glameluane de Oliveira, Ana Paula Cruz e Rossiney Florêncio, do Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Moura Tapajós e integrantes do Coletivo de Humanização do Amazonas; e Milthes Viana, farmacêutica, que abordará sua experiência nos serviços farmacêuticos clínicos no Hospital Universitário Francisca Mendes.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.