Manaus, 30/04/2024

TECNOLOGIA

TECNOLOGIA DE IMPRESSÃO 3D PODE SER GRANDE ALIADA CONTRA A COVID-19

Reprodução/Internet
Reprodução/Internet
25/06/2020 14h40

Pulmões criados com a tecnologia de impressão 3D serão utilizados na luta contra o novo coronavírus. O Instituto Wistar, em parceria com a startup americana Allevi, criarão versões impressas em três dimensões do órgão mais afetado pela doença para entender melhor como ela atinge o corpo humano.

Os pulmões serão desenvolvidos pela Allevi, que é especializada na criação de modelos de órgãos e tecidos humanos, e estudados pelos cientistas de Wistar nos casos de covid-19. A ideia é investigar os mecanismos que infectam as pessoas e descobrir formas em potencial para bloquear certos efeitos da doença.

Em um comunicado enviado à imprensa, a vice-presidente da área de Ciências a Allevi e uma das principais pesquisadoras do projeto, Taciana Pereira, afirmou que “acredita que os cientistas de todas as áreas precisam se unir agora para resolver essa crise”.

Em abril deste ano, um vídeo mostrou como o coronavírus afeta os pulmões humanos. Por meio de um vídeo tridimensional, o diretor de cirurgia torácica Keith Mortman demonstrou como o vírus afeta os pulmões do paciente. O vídeo foi feito utilizando tomografias digitais de um homem de 59 anos de idade, com quadro de hipertensão. Os danos são destacados em amarelo e, de acordo com o cientista, é uma característica marcante para os casos de covid-19.

Uma tecnologia parecida foi adotada no laboratório National Emerging Infectious Diseases Laboratories (NEIDL), da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, para entender porque o SARS-CoV-2 é fatal em alguns casos. Por lá, pequenos pulmões artificiais que imitam o órgão humano foram criados e os cientistas, que usam três luvas e respiram por meio de tubos para proteger os pequenos pulmões, os infectarão com o vírus.

Com informações do EXAME

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.