Manaus, 29/04/2024

Política

VEREADOR QUER ISENÇÃO PARA PCDS E IDOSOS NA ZONA AZUL

MANAUS, 09/12/19
VEREADOR EWERTON WANDERLEY (SEM PARTIDO) DISCURSANDO NO PLENARIO DA CAMARA MUNICIPAL DE MANAUS.
FOTO: ROBERVALDO ROCHA / CMM
MANAUS, 09/12/19 VEREADOR EWERTON WANDERLEY (SEM PARTIDO) DISCURSANDO NO PLENARIO DA CAMARA MUNICIPAL DE MANAUS. FOTO: ROBERVALDO ROCHA / CMM
27/01/2020 13h30

Tramita na Câmara Municipal de Manaus (CMM) um projeto de lei de autoria do vereador Ewerton Wanderley (sem partido), que propõe a isenção do pagamento no estacionamento rotativo Zona Azul para idosos e pessoas com deficiência (PcDs). O projeto está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), para emissão de parecer e posterior votação em plenário.

O benefício da isenção será concedido mediante apresentação do cartão de gratuidade de estacionamento e os beneficiados poderão usufruir desse direito mesmo que seus veículos estejam estacionados em vagas que nãos sejam as reservadas para tais segmentos.

Os beneficiários deverão permanecer no estacionamento por no máximo três horas e devem deixar em local visível, no interior do veículo, o cartão de gratuidade de estacionamento.

“Nossa intenção é eliminar obstáculos e ampliar a acessibilidade aos locais públicos, dando aos idosos e PcDs a possibilidade de se locomover sem que isso implique em seu orçamento. Essas pessoas já tem a mobilidade reduzida e queremos facilitar a locomoção delas dentro da cidade de Manaus”, explica Ewerton Wanderley.

Os idosos e PcDs devem apresentar requerimento junto ao Instituto Municipal de Mobilidade Urbana solicitando o cartão de gratuidade, que é emitido sem nenhum custo para o cidadão.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o estado do Amazonas tem 347 mil idosos. Com relação ao número de Pessoas com Deficiência (PcDs) há mais de 1,085 milhão de pessoas em todo o Amazonas, segundo dados do governo do Estado.

O Zona Azul já está em funcionamento há mais de um ano no Centro da cidade e esse mês também foi implantado no bairro Vieiralves. Para usar as vagas de estacionamento cadastradas no Zona Azul o usuário paga o valor de R$ 2,45 por hora. O usuário pode baixar o aplicativo e pagar com cartão de crédito ou débito ou pagar em dinheiro direto aos servidores da empresa que circulam pelas ruas onde o sistema está implantado.

Com informações da assessoria

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.