Manaus, 29/04/2024

Política

BANCADA DO PSD NO SENADO APOIAM A ELEIÇÃO DE VOTO ABERTO À PRESIDÊNCIA DA CASA

Omar aziz  senado federal foto: Divulgação
Omar aziz senado federal foto: Divulgação
29/01/2019 18h02

A bancada do PSD no Senado, liderada pelo senador amazonense Omar Aziz, decidiu na tarde desta terça-feira, dia 29, apoiar a eleição de voto aberto à presidência da Casa, na próxima sexta-feira, dia 1º.

A posição contraria as pretensões do senador Renan Calheiros (MDB-AL) de voltar a presidir o Congresso, beneficiado com o regime do voto secreto.

Renan enfrenta resistência externa por causa das investigações da Lava Jato, que abalam fortemente sua candidatura, mas, internamente, em votação fechada, pode obter a convivência de colegas que também são alvos da operação.

A decisão da legenda segue na mesma direção apontada pelo PSDB, em decisão fechada na madrugada desta terça, que também amarrou seus votos em regime aberto, mesmo que o Senado opte pela manifestação fechada.

Em texto que distribuiu agora há pouco, o senador Omar Aziz escreveu:

“O Nosso desejo é de que a população tenha acesso às decisões de cada um dos nossos filiados, garantindo a transparência exigida pelos brasileiros”.

Para o parlamentar, a posição do PSD, segunda maior bancada do Senado, respeita o desejo dos eleitores brasileiros.

Na mensagem distribuída à mídia, ele não cita a candidatura que o partido apoiará.

Há duas semanas, em Manaus, o senador Omar recebeu em sua residência o senador David Alcolumbre (DEM-AP), que foi ao Amazonas se encontrou com ele e o senador eleito Plínio Valério (PSDB), que já declarou que não votará em Renan.

Na ocasião, Alcolumbre declarou que não era candidato do governo.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.